A seleção nacional portuguesa sagrou-se, pela sexta vez, Campeã do Mundo de Futsal da Federação Internacional para Atletas com Deficiência Intelectual (VIRTUS), ao vencer a Rússia (sob bandeira neutra) por 3-1, na final disputada em Espanha.
Após uma primeira parte extremamente equilibrada, que terminou sem golos (0-0), Portugal impôs a sua superioridade na segunda metade, com golos de Ricardo Costa e um bis de Diogo Silva, num desempenho marcado pela determinação, talento e forte espírito de equipa.
Sob o comando do selecionador Luís Fontinha, a equipa nacional completou a competição apenas com vitórias, reafirmando o seu estatuto de excelência e voltando a inscrever o seu nome na história do desporto português.
Com esta conquista, Portugal passa a somar seis títulos mundiais no historial da competição: 2013 – França; 2015 – Equador; 2017 – Portugal; 2019 – Austrália; 2023 – França e 2025 – Espanha.
Portugal em grande destaque nos World Sailing Inclusion Championships, em Omã
João Pinto sagrou-se vice-campeão do Mundo na classe Hansa 303, a apenas um ponto do líder.
A dupla Guilherme Ribeiro/Pedro Câncio Reis (RS Venture) alcançou o 5º lugar, terminando a apenas um ponto do pódio, depois de iniciar o último dia na 2ª posição.
Um desempenho de excelência dos três velejadores portugueses, que abordaram a competição com determinação e ambição.
Em 2026, Portugal recebe este grande evento com a organização do Mundial em Portimão.


