Quarta-feira 17 de Dezembro de 2025

LIDL São Silvestre de Lisboa com medalhados Isaac Nader e Salomé Afonso

IMG_9841

Pedro Estevens / JDM

Os recentes medalhados de prata Isaac Nader e Salomé Afonso no europeu de crosse realizado em Lagoa (domingo passado) são as estrelas mais cintilantes que vão iluminar os céus de Lisboa a partir das 21h30 do dia 27 deste mês de dezembro.

Isto a propósito da 18ª edição da LIDL São Silvestre de Lisboa, que terá um programa culrural de grande envergadura, porquanto o fadista Marco Rodrigues estará no palco da Praça dos Restauradores para cantar (21h10 e 21h26) alguns dos fados que o catapultaram para o pódio dos cantores da canção portuguesa de todos os tempos.

IMG_9820

Pedro Estevens / JDM

Ao som dos versos de uma “Lisboa Menina e Moça” – além de outros – o trinómio Cultural-Desportivo-Turístico dão as mãos para apresentar o espetáculo para encantar os 15.000 que se inscreveram para a corrida dos 10 km, provindos de Portugal inteiro e também do estrangeiro, para correrem com o coração a pensar na chamada “guerra dos sexos”, numa luta (pacífica, pela via do desporto) entre os homens e as mulheres presentes, estas a serem da ordem de 39%, um excelente número, depois dos 15% da primeira edição (2008).

IMG_9848

Pedro Estevens / JDM

No conjunto das 18 corridas, o número de inscritos ultrapassa os 160.000, pelo que continuam a ser dados passos importantes para criar condições para que, no futuro, a prova possa aumentar o número de inscrições, tal o êxito alcançado ano após ano.

Para Vasco Anjos, o novo Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa; Pedro Moreira, presidente da EGEAC e Duarte Frade, Diretor Brand Embassy Lidl Portugal (Main Sponsor), a competição é o manter de ações que se dirijam para o combate à obesidade, para o envelhecimento ativo, enquanto servirá também para os mais jovens ganharam “calo” para competições de maior nível, sendo indispensáveis para o futuro de todos aqueles que pretendem ter uma vida mais ativa e uma mente mais limpa e forte.

IMG_9857

Pedro Estevens / JDM

Samuel Barata é outra estrela do firmamento nacional de atletas, ainda que mais ligado às provas do fundo longo, que esteve presente na apresentação do evento, tendo referido que “dado que terminei uma maratona nos últimos dias, estou em fase de recuperação para tentar poder dar luta ao Isaac Nader, que está em excelente forma, tudo dependendo do que se verifique no dia 27, em especial quanto às condições climatéricas, que ainda não se conhecem, pese embora ainda o grau de dificuldade que o percurso apresenta”.

IMG_9860

Pedro Estevens / JDM

Para Salomé Afonso, o objetivo “é tentar baixar dos 32 minutos e chegar ao recorde nacional, mas tudo vai depender como o tempo estará nessa altura, porquanto ainda faltam quase duas semanas. Vou dar o melhor para tentar ser também a melhor e conquistar o título este ano”.

As mulheres serão as primeiras a saírem (21h25’45”) com 4’15” de vantagem sobre os homens (partida às 21h30), que terão de “dar à perna” para as apanharem antes da chegada.

Resta agora aguardar pela hora da prova (21h30 do dia 27 deste mês se dezembro).

Festa das São Silvestres já se iniciou em todo o país

Em Coimbra, André Pereira (Santa Tecla) foi o vencedor no setor masculino, com 29.15, à frente de Davide Silva (Sporting de Braga) com 29.28 e de Hermano Ferreira (Escola Atletismo de Coimbra), respetivamente com 29.28 e 30.59.

No feminino, Solanje Jesus (Sporting de Braga) foi a vencedora, com 34.04, seguida de Rafaela Fonseca (Beira Mar), com 35.33 e Joana Ferreira (Beira Mar), com 35.33.

Concluíram a prova cerca de 600 atletas de todos os escalões previstos no regulamento.

Na São Silvestre de Ponta Delgada (Açores) – na que é a mais antiga de Portugal – o triunfo masculino foi alcançado por Said Amegrane (Ponterrolense) com 17.51 para os 6.200 metros, seguindo-se João Almeida (Beira Mar), com 18.11 e Guilherme Martins (CCSJoãoMadeira), com 18.41.

No feminino, triunfo de Catarina Carmo (Sporting), com 21.07, à frente de Leonor Rijo (Sporting), com 21.28 e Anita Alves (Oliveira do Douro), com 21.39, tendo chegado ao fim 934 atletas dos vários escalões em competição.

Na corrida do El Corte Inglez, em Lisboa, Hugo Rocha (Estreito-Madeira) foi o vencedor, com 29.55 para os 10.000 metros do percurso, chegando à frente de Rui Mineiro (29.59) e Afonso Simão (Clube André Soares), com 30.12.

No feminino, Solange Jesus (Sporting de Braga) foi a vencedora, com 33.42, no que é o recorde da prova, seguida de Mariana Vargem (34.46) e Joana Fonseca (36.16).

Parte da receita foi doada à Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla.

© 2025 Jogada do Mês. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.