Domingo 21 de Dezembro de 2025

Benfica comanda Nacional de Natação da 1ª Divisão

Natação-Nacional-Recorde-Sporting-20-12-2025

FP Natação

Após concluídas as primeiras 18 provas, o destaque vai para as equipas do Benfica que lideram a classificação do Nacional da 1ª Divisão, quwe este sábado se iniciou nas piscinas municipais de Quarteira (Algarve).

 

No setor masculino, os encarnados estão na frente com um total de 144 pontos, mais 20 que o FC Porto (124) que segue na segunda posição, com o Sport Algés e Dafundo em terceiro (118).

De referir que nas provas vespertinas, os encarnados fizeram o pleno, vencendo os 200 mariposa, 100 bruços, 200 livres e a estafeta 4×100 estilos.

Mais renhida está a classificação feminina, em que o Benfica (141 pontos) tem apenas nove pontos de vantagem sobre o Sporting (132), mas mais 29 que o FC Porto que segue na terceira posição.

Nos lugares de despromoção, no setor masculino, Clube Fluvial Vilacondense (16º), Clube Náutico Académico de Coimbra (15º) e Clube Fluvial Vilacondense (14º) vão tentar este domingo ganhar pontos para fugir à 2ª Divisão, o mesmo sucedendo com o Clube Fluvial Vilacondense (16º), Gesloures – Gestão Equipamentos E.M. (15º) e Clube Desportivo de Estarreja (14º) no setor masculino.

Destaque também para as duas estafetas femininas do Sporting que estabeleceram dois novos recordes nacionais. De manhã, Laura Barbeito, Maria Moura, Carolina Viana e Anna Fomina terminaram os 4×100 livres em 3.42,27 minutos, retirando mais de dois segundos ao anterior máximo que pertencia ao FC Porto desde 2010 (3.44, 99 minutos). À tarde, Maelie Fonseca, Madalena Cerdeira, Maria Moura e Anna Fomina nadaram a prova dos 4×100 estilos em 4.05,43 minutos, melhorando o anterior recorde nacional que também era do FC Porto (4.06,14 minutos), desde 2009.

“Sabíamos que podia acontecer ainda por cima com este ambiente do nacional dos clubes que é sempre diferente, além do apoio da equipa. Não era o objetivo principal, pois esse é sempre de chegar em primeiro, mas posso dizer que era algo que já estávamos a contar”, disse a sportinguista Anna Fomina depois do novo máximo nacional dos 4×100 livres.

Refira-se que em ambas as estafetas a vitória coube ao Benfica, mas a marca não pôde figurar como novo máximo nacional pelo facto de terem nadadoras estrangeiras.

Realce ainda para o jovem Miguel Oliveira que (manhã) melhorou o seu próprio recorde nacional júnior 17, nadando os 100 metros costas pela primeira vez abaixo do segundo 54 (53,79 segundos). “Trabalho todos os dias para isto. Treino com o recordista nacional em piscina longa João Costa e ele é uma inspiração para mim. Por isso, fazer este tempo e ganhar a classificação é um orgulho enorme”, disse o nadador do Vitória, sublinhando que terminar a época de piscina curta com um recorde traz motivação extra para a época de longa.

“Só nadei os 100 metros costas no regional, em Felgueiras, e optei por não nadar no nacional de Leiria. Falei com o treinador Rui Costa e optamos por nos concentrar no nacional de clubes para tentar obter a melhor classificação possível. Este recorde é a melhor maneira de acabar a época em piscina curta para começar forte a época de piscina longa”, confessou Miguel Oliveira que foi convocado para um estágio de observação da Seleção Júnior, que decorrerá de 3 a 5 em Rio Maior.

“Representar a Seleção Nacional ainda por cima ao mais alto nível é sempre um orgulho enorme e melhor ainda porque vou estar com os melhores, como Diogo Ribeiro, Mariana Cunha, Vasco Morgado entre outros”.

 

© 2025 Jogada do Mês. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.