O Sport Lisboa e Benfica – clube com mais triunfos no currículo – garantiu a conquista da Supertaça, depois de derrotar o FC Porto (91-65), em Coimbra, na disputa do primeiro troféu da temporada 2025/26 no que ao Basquetebol masculino diz respeito, erguendo a 16ª das 40 edições concretizadas.
Vitória que se começou a desenhar após o primeiro quarto, que terminou com uma vantagem confortável (31-18) para os benfiquistas, em jogo realizado num Multidesportivo Mário Mexia muito bem composto (quase 1700 espetadores).
Tanner Omlid era o grande “reforço” dos dragões, regressando de lesão e logo para um clássico, mas foi Jhonathan Dunn que mais brilhou pelos azuis e brancos, terminando com 19 pontos (17 só na primeira parte), demonstrando a competência defensiva do coletivo de Norberto Alves em parar, na segunda, a maior arma ofensiva dos adversários.
Do outro lado, Betinho Gomes voltou a mostrar que “velhos são os trapos” (16pts) e Justice Sueing tomou para si as rédeas da ofensiva encarnada, com um duplo-duplo de 19 pontos e 15 ressaltos e acabando por levar o troféu de MVP para casa.
As águias entraram mais fortes no quarto inicial, 31-18, mas o FC Porto conseguiu vencer o segundo (15-18) para reduzir a desvantagem ao intervalo. Os comandados de Norberto Alves voltaram a entrar mais fortes no regresso dos balneários (22-12) e concluíram a vitória no último (23-17), mantendo a mão certeira para o cesto ao longo de toda a partida.
O Benfica recuperou a taça perdida na temporada passada (derrota precisamente perante o FC Porto, após prolongamento, em Sines).


