A Federação Portuguesa de Atletismo e o Turismo do Centro de Portugal assinaram, no Quartel da Imagem, na cidade da Figueira da Foz, um protocolo de cooperação que tem como objetivo promover o Centro de Portugal como uma região de excelência.
Tendo como objetivo ser capaz de acolher grandes eventos de dimensão nacional e internacional no panorama do atletismo, o protocolo reforça a valorização do desporto enquanto forma de cultura e fenómeno em constante crescimento, especialmente no atletismo, onde se tem vindo a afirmar uma nova dinâmica que aproxima as famílias e concilia desporto, turismo e bem-estar, contribuindo para o desenvolvimento do território e para a promoção de estilos de vida saudáveis
O protocolo foi assinado por Domingos Castro, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo e pelo presidente do Turismo do Centro de Portugal, Rui Ventura.
Para Rui Ventura, “é fundamental a assinatura deste protocolo, que marca a primeira parceria com a Federação Portuguesa de Atletismo, alinhada com aquele que é o nosso grande objetivo: fazer do Centro de Portugal uma região capaz de acolher grandes eventos de dimensão nacional e também internacional, no panorama do atletismo. Esta prova é o reflexo disso mesmo, não só pela sua organização exemplar, mas também pelo elevado número de inscrições que demonstra o interesse crescente nesta modalidade”.
Acrescentou que “o principal propósito do Turismo do Centro de Portugal é muito claro: criar todas as condições para que a região se afirme como um centro de referência, não apenas no desporto, mas também no turismo, promovendo o equilíbrio entre a prática desportiva, a saúde, a economia local e a valorização do território. O turismo desportivo tem um papel central neste objetivo — gera movimento económico, atrai visitantes, dinamiza serviços locais e contribui para a promoção do Centro de Portugal através do atletismo, quer pela sua projeção mediática, quer pela vinda de atletas, famílias e apoiantes”.
Concluiu que “esta presença gera permanência no território e, de forma muito relevante, ajuda a dinamizar períodos de menor procura turística, assegurando um impacto positivo e duradouro. Estamos, por isso, profundamente satisfeitos com esta parceria, que acreditamos marcar o início de um caminho sólido e duradouro.”
Domingos Castro, referiu que “a nossa modalidade e, em particular, a Federação Portuguesa de Atletismo, estão sempre à procura de parceiros de excelência, e felizmente tivemos a honra de encontrar no Turismo do Centro de Portugal um aliado de grande valor. Quero desde já expressar o meu agradecimento ao Presidente, Dr. Rui Ventura, pela gentileza e pela oportunidade de unir o desporto ao turismo.
Salientou ainda que “o desporto é uma forma de cultura e um fenómeno em expansão, especialmente no atletismo, onde se tem afirmado uma nova tendência: as férias desportivas. Atualmente, muitas famílias planeiam as suas férias com base na participação em provas em diferentes cidades ou países, conciliando lazer, bem-estar e competição. Por isso, é um privilégio para a Federação Portuguesa de Atletismo contar com o Turismo do Centro de Portugal nesta parceria de excelência”.
Domingos Castro concluiu que “como o Senhor Presidente referiu, espero sinceramente que não seja apenas a primeira, mas o início de uma colaboração longa e frutuosa. Estes eventos desportivos trazem benefícios reais para as cidades, geram economia local e representam uma oportunidade especialmente importante nas épocas de menor afluência turística, promovendo o comércio e a dinamização das comunidades. São precisamente estes parceiros que procuramos para continuar a fazer crescer o atletismo e reforçar o seu impacto positivo nos territórios. Por isso, em nome da Federação, deixo o meu sincero agradecimento”.
Recorde mundial para Igor Oliveira (VIRTUS)
Durante o Meeting Professor Moniz Pereira, que decorreu no Centro de Alto Rendimento do Jamor, o atleta Igor Oliveira voltou a deixar marca na história do atletismo, ao estabelecer um novo recorde mundial nos 60 metros, no escalão T20, com o tempo de 6,81 segundos.
Este feito notável reforça o percurso de excelência do atleta, que já detém o recorde mundial dos 100 metros, alcançado em 2025, na cidade de Braga.
Reconhecido pela sua dedicação, motivação e constante busca pela superação, Igor Oliveira tem vindo a afirmar-se como uma das grandes referências do atletismo adaptado, representando Portugal ao mais alto nível.
Com esta nova conquista, o atleta mantém o foco na sua próxima grande meta: a participação nos Campeonatos do Mundo de Pista Curta VIRTUS, que se realizarão em março, na cidade espanhola de Ourense, onde procurará continuar a elevar o nome de Portugal e do atletismo nacional.
Na mesma competição, Beatriz Castelhano estabeleceu um novo recorde nacional nos 60 metros, no escalão sub-23, ao completar a prova em 7,37 segundos.
O anterior recorde datava de 1992 e pertencia a Lucrécia Jardim, com a marca de 7,38. Com esta conquista, Beatriz Castelhano confirma o seu crescente protagonismo como especialista nas provas de velocidade curta, nomeadamente nos 60 e 100 metros.
Entre as representações internacionais por Portugal, destaca-se a participação nos Campeonatos do Mundo de Estafetas, realizados em Guangzhou, na China. Na época 2024/2025, em pista coberta, somou pódios de relevo: foi vice-campeã nacional, campeã nacional sub-23 e vice-campeã nacional universitária, todas nas provas de 60 metros.
Orientada pelo treinador Carlos Matos, Beatriz Castelhano enfrenta agora uma nova época com ambição renovada e o objetivo de continuar a elevar o seu nível competitivo, trabalhando com determinação para alcançar marcas ainda mais expressivas no panorama nacional e internacional.

