Domingo 18 de Janeiro de 2026

Rui Pinto e Mariana Machado sagaram-se campeões nacional de Estrada na Figueira da Foz

Rui Pinto e o Sporting (masculino) e Mariana Machado e o Sporting de Braga (feminino), foram os grandes vencedores da 33ª edição dos Campeonatos Nacionais de 10 km em Estrada, realizados este sábado na Figueira da Foz.

Atl-NacionalEstrada-RuiPinto-17-01-2026 (1)

FPAtletismo

O Sporting Clube de Portugal, impulsionado por Rui Pinto e pelo queniano Charles Rotich, é o novo campeão nacional de estrada 10 km, competições onde se bateu um recorde: foram mais de 1.700 os participantes que abrilhantaram uma emotiva prova, conhecida como a corrida mais bonita de Portugal.

Mariana Machado voltou a fazer jus ao favoritismo e consagrou-se tetracampeã nacional (quinto título da carreira tendo em conta que além das quatro vitórias consecutivas, obteve o seu primeiro título também em 2021), colocando também o Braga no caminho para a terceira vitória coletiva consecutiva nestes nacionais.

A prova masculina foi marcada pela intensa luta entre os principais favoritos, com o Benfica e o Sporting a protagonizarem o duelo esperado. Mas os leões superiorizaram-se graças à impressionante forma do queniano Charles Rotich, que cortou a meta com o tempo de 28.15, e ainda mais na sequência na impressionante corrida efetuada por Rui Pinto, primeiro português a chegar à meta e por isso a sagrar-se campeão nacional com o tempo de 28.21.

A armada benfiquista chegou à meta liderada por Etson Barros, que conquistou o terceiro lugar com 28.23, logo seguido por Samuel Barata (28.24), que lutou metro a metro com Rui Pinto pela vitória, mas acabou por não resistir ao sprint final.

Aos 33 anos, o internacional português voltou a conquistar um título que vencera há quatro anos, em 2021/22, sendo este o terceiro da carreira, depois de 2018/19.

“Tinha dito que queria fazer um resultado interessante e acho que consegui isso. Numa fase em que se está a correr tanto, ser campeão nacional… com uma carreira que já começa a ser longa, manter-me a este nível, manter-me competitivo, não pode deixar de ser interessante e deixa-me bastante satisfeito e feliz por manter este nível. Senti-me bastante confortável, com confiança, na parte mais difícil assumi e imprimi um ritmo mais forte porque sabia que ia com atletas bastante rápidos como era o caso do Etson, mas assumi e deu certo”, analisou Rui Pinto.

No plano coletivo, o título masculino voltou para as cores leoninas, após as vitórias do Benfica nos dois últimos anos. Os encarnados, que este ano não contaram com Isaac Nader, obtiveram a prata e o Sporting de Braga ficou com o bronze coletivo.

Atl-NacionalEstrada-Mariana-17-01-2026 (1)

FPAtletismo

Mariana Machado e o seu Sporting de Braga partiram como favoritas e não deram hipóteses à concorrência. A atleta bracarense, recordista nacional, chegou à meta com 32.08, à frente de Mariana Vargem com 32.16. A bracarense Solange Jesus levou a medalha de bronze com o tempo de 32:49.

“Estou satisfeita, novamente num bom momento de forma, esta semana foi um pouco dura a recuperar depois de ter batido o recorde nacional no fim-de-semana anterior em Valência, cheguei aqui um pouco mais fatigada que o normal, mas estou muito satisfeita por ter conseguido mais uma vitória individual e coletiva”, concretizou a tetracampeã nacional.

O Sporting de Braga conquisto o ouro em femininos e confirmou a sua força, garantindo o título de Campeão Nacional de Estrada por equipas. O Sporting obteve a prata e o terceiro lugar foi conquistado pelo Sport Beira-Mar.

Nas restantes categorias, destaque para as vitórias de Maria Vinagre (AFS) com o tempo de 34.20 em sub-23 e de Cátia Khvas (ADNO) com 35.43 em sub-20 femininos. Rui Mineiro (SCP) com 29.22 levou o ouro em sub-23 e Afonso Oliveira (SCP) com 30.29 liderou em sub-20 masculinos.

No final, rejubilou o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, que deu o tiro de partida da elite masculina. “Podem voltar todos os meses, para não dizer todas as semanas”, sublinhou o edil.

O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Domingos Castro, mostrou a sua felicidade pelo sucesso do evento, agradeceu a receção do público e enalteceu o grande número de atletas presentes. “Temos dos melhores atletas do mundo e por isso o grande sucesso que foi mais esta competição”, finalizou o líder federativo.

Atl-NacionalEstrada-Trail-17-01-2026 (1)

FPAtletismo

Miguel Arsénio e Ana Paula Rodrigues sagraram-se campeões nacionais de Trail em Ourém

Miguel Arsénio sagrou-se campeão nacional de Trail, prova realizada este sábado, na Serra D’Aire (Ourém), com a distância de 38 km e 2028 metros de desnível positivo, ao chegar à meta em 3.19.53, num percurso exigente.

O atleta do Runners Do Demo confirmou o excelente momento de forma e liderou uma disputa muito equilibrada pelo topo da classificação masculina. Tiago Vieira (Sporting), foi segundo classificado (3.23.36), enquanto Dário Moitoso, da OCS – Arrábida Trail Team, completou o pódio com 3.24.11.

“Foi um dia perfeito. Saí tranquilo, sem pressas, nem pressão. Deixei a corrida fazer-se a ela própria. Esta é uma corrida que eu conheço de “olhos fechados”, conheço os nomes de todos dos trilhos, as pedras todas, e isso dá-me uma grande vantagem. Todos os segundos contam”, sublinhou Miguel Arsénio no final da prova.

No setor feminino, Ana Paula Rodrigues, do Saca Trilhos Anadia, conquistou o título nacional, ao vencer com 4.05.53, impondo-se numa prova muito disputada. Joana Soares, da ACD Jardim da Serra, terminou na segunda posição (4.06.12), seguida de Inês Marques, da OCS – Arrábida Trail Team, que fechou o pódio com 4.11.41.

“Vim para a luta, e nem sou assim tão competitiva. Mas hoje pus um chip ‘bora tentar, forte e para dar espetáculo’. Acho que tudo ajudou à festa e deve ter sido giro para quem esteve a assistir. Correu bem”, rejubilou Ana Paula Rodrigues no momento da celebração.

Com a presença de mais de 300 atletas, os Campeonatos Nacionais de Trail decorreram integrados na 10ª edição do Trail Serra D’Aire numa organização conjunta liderada pela FPA em colaboração com a Associação de Trail Running de Portugal (ATRP), a Associação de Atletismo de Santarém, a equipa Serra D’Aire Trail Team, a secção de Trail Run do Grupo Cultural Desportivo Recreativo Bairrense, a ACROM (Associação Cultural Recreativa do Outeiro das Matas) e a Câmara Municipal de Ourém.

Funchal em festa com Maratona Internacional

Atl-NacionalEstrada-Funchal-17-01-2026

FPAtletismo

José Sousa e Susana Alegria consagraram-se como campeões nacionais da Maratona, na competição que se realizou este sábado na cidade do Funchal, na Madeira, em mais um dia de alegria e atividade física na Pérola do Atlântico.

Sousa (CAMC) cumpriu os 42.195 metros no tempo de 2.23.36, à frente de André Costa (2.28.26) e Paulo Fontão (2.31.21).

Susana cumpriu o percurso em 3.51.02, seguindo-se Júlia Conceição (3.51.59) e Lina Jardim (4.05.50), que completou o pódio.

 

 

© 2026 Jogada do Mês. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.