Sábado 31 de Janeiro de 2026

Portugal fechou com chave de ouro o melhor de sempre em europeus de Andebol

Andebol-Europeu---30-01-2026

FAP –©© Jozo Cabraja / kolektiff

A Seleção Nacional venceu a Suécia (36-35), num jogo épico decidido por Martim Costa no último segundo. Com este triunfo, os Heróis do Mar fecham o Euro 2026 com uma prestação memorável, conquistando a sua melhor posição de sempre na prova.

Num duelo que foi uma autêntica ode ao andebol ofensivo, Portugal mostrou resiliência e crença frente a uma Suécia habituada aos grandes palcos, na Jyske Bank Boxen, onde a equipa de Paulo Jorge Pereira soube sofrer nos momentos de desvantagem e teve a frieza necessária para decidir nos segundos finais.

Portugal iniciou o jogo com o sete formado por Diogo Valério, Diogo Branquinho, Martim Costa, Rui Silva, Francisco Costa, António Areia e Luís Frade, para um duelo pelo 5º lugar que arrancou com um ritmo frenético e um Martim Costa insaciável.

Andebol-Europeu-30-01-2026

FAP –©© Jozo Cabraja / kolektiff

O lateral assinou quatro dos cinco primeiros golos nacionais, obrigando a Suécia a um time-out precoce (7 minutos), quando Portugal liderava com autoridade, mas a resposta sueca foi pragmática, aproveitando transições rápidas para equilibrar o marcador.

Vindo do banco para um livre de 7 metros, Gustavo Capdeville travou dois lances capitais consecutivas e somou intervenções decisivas que galvanizaram a equipa. Com Iturriza e Luís Frade a darem luta junto aos seis metros, Portugal manteve-se na frente até aos 23 minutos, altura em que Paulo Jorge Pereira parou o jogo para reorganizar a estratégia.

A reta final do primeiro tempo foi de parada e resposta. Diogo Branquinho, João Gomes e Salvador Salvador mantiveram a eficácia lusa, mas a Suécia castigou cada falha defensiva. Nos instantes finais, Salvador colocou Portugal em vantagem, os escandinavos restabeleceram a igualdade e Branquinho viu a sua rosca beijar o poste e sair pela linha final, mantendo o resultado igual (16-16).

A segunda metade foi um duelo de ataques, onde as defesas raramente conseguiram travar o caudal ofensivo. Francisco Costa assumiu o comando das operações lusas, respondendo golo a golo à eficácia sueca, enquanto o capitão Rui Silva trazia o sangue-frio necessário nos momentos de maior pressão.

As duas formações procuravam um triunfo que lhes daria a quinta posição na tabela final da prova. A pressão sentia-se na Jyske Bank Boxen com o receio de que qualquer falha pudesse ser decisiva para o desfecho da contenda. A velocidade lusa ia fazendo estragos na formação de Michael Apelgren, mas o contra-golo adversário também dava frutos.

Andebol-Europeu--30-01-2026

FAP –©© Jozo Cabraja / kolektiff

O último minuto foi de drama e contornos épicos. Com o marcador empatado a 34, Martim Costa colocou Portugal na frente, mas a Suécia respondeu de imediato. Após o derradeiro time-out de Paulo Jorge Pereira a escassos segundos do fim, a responsabilidade recaiu sobre o lateral esquerdo nacional. Martim, com um remate em suspensão no último segundo, furou a defensiva sueca e selou o triunfo por 36-35 que deu aos Heróis do Mar a melhor classificação de sempre em Campeonatos da Europa.

O MVP foi Martim Costa – 9 golos e Paulo Pereira, selecionador Nacional, enalteceu o espírito combativo dos Heróis do Mar neste caminho, tendo realçado mais uma conquista deste grupo ao afirmar que “trabalhámos muito para isto, vamos entrando na rotina da equipa, as configurações vão ganhando forma com a competição, portanto fica tudo muito mais fácil depois para decidir, para termos as opções na hora, mais prontas e rápidas. Embora tivesse sido um jogo que podia cair para os dois lados, quer dizer, a Suécia podia ter ganho, podíamos ter ganho e o que é certo é que o magnífico Martim que é sempre chamado ao serviço nos momentos em que é preciso fazer algo deslumbrante, e ele, mais uma vez, fez algo deslumbrante, mas isto acaba por ser sempre um trabalho de todos que se comprometeram, desde o início, a perseguir este objetivo de melhorar o 6º lugar, que era algo grandioso. Vimos que ganhar aqui este jogo à Suécia foi extraordinário, e cada vez mais me envaidece e me orgulha de poder trabalhar com jogadores tão competitivo, todos deram de si o que tinham e às vezes o que não tinham, isso enche-me de orgulho e até me emociona um pouco. Os astros alinharam-se, também há uma certa energia, que se vai acumulando com alguns fatores também extra que, no fundo, foi combustível para nós. Portanto, foi extraordinário o que este grupo fez.”

Recordemos os resultados alcançados por Portugal na duas fases:

16.01.2026 – 17h00 – Portugal x Roménia, 40-34 (23-15)

18.01.2026 – 17h00 – Macedónia do Norte x Portugal, 29-29 (13-15)

20.01.2026 – 19h30 – Dinamarca x Portugal, 29-31 (11-12)

Main Round

22.01.2026 – 14h30 – Alemanha x Portugal, 32-30 (11-11)

24.01.2026 – 14h30 – França x Portugal, 46-38 (28-15)

26.01.2026 – 14h30 – Portugal x Noruega, 35-35 (17-18)

28.01.2026 – 14h30 – Espanha x Portugal, 27-35 (12-16)

5º/6º Lugar

30.01.2026 – 14h00 – Portugal x Suécia, 36-35 (16-16)

 

Espanha, Portugal e Suíça organizam Europeu de 2028

Neste sábado, as atenções internacionais focam-se na Jyske Bank Boxen, em Herning, na Dinamarca, mas não será pela final do Campeonato da Europa, que acontece apenas no dia seguinte. É que será feita a apresentação oficial do EHF Euro 2028.

Com organização conjunta de Espanha, Portugal e Suíça, será no palco do final weekend do Europeu 2026 que serão apresentados os pormenores da competição que vai marcar o calendário internacional de 2028.

Com três países preparados para acolher jogos da maior competição europeia de seleções masculinas, o evento promete marcar a história da competição.

Presentes no momento protocolar estarão os representantes da Federação Europeia de Andebol, mas também Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Bernardo Novo, Presidente do Comité Organizador Nacional do EHF Euro 2028, Francisco V. Blazquez Garcia, Presidente da Federação Espanhola, e Pascal Jenny, Presidente da Federação Suíça.

A cerimónia servirá ainda de palco para outros momentos decisivos: a apresentação do Women’s EHF Euro 2026 e o sorteio da terceira fase de qualificação para o IHF World Championship 2027. Recorde-se que Portugal já garantiu presença neste Mundial, a realizar na Alemanha, após a conquista do terceiro lugar no Grupo II da Main Round do Europeu 2026.

 

© 2026 Jogada do Mês. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.