Já começou a contagem decrescente para a Maior Aula de Judo do Mundo. O evento que, juntos, temos vindo a construir está prestes a concretizar-se e, felizmente, com contornos ainda maiores e mais ambiciosos do que aqueles que estavam previstos.
É com enorme orgulho que lhe apresento a Fundação Nelson Mandela como o mais recente parceiro da Maior Aula de Judo do Mundo. A identificação entre a instituição responsável pelo legado do Madiba e o nosso projecto foi tão grande que, quando da minha visita à África do Sul, fui desafiado para fazer da Maior Aula de Judo do Mundo o arranque oficial da iniciativa mundial Mandela Day 2011.
A aceitação do convite implicava a antecipação da MAJ para 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, e tornava bastante mais complexa a produção do evento, desde logo pela necessidade de alterar o local para o Terreiro do Paço. Mas só por impossibilidade completa alguém podia rejeitar tal honroso convite, pelo que, desde então, eu e a minha equipa tudo temos feito para que o Mandela Day 2011/Maior Aula de Judo do Mundo seja um sucesso nacional e internacional.
Nesse dia, 1 de Junho, no Terreiro do Paço, 7.000 crianças e jovens oriundos de todo o país e de comunidades judocas espalhadas pelo mundo, vão formar o maior arco-íris humano (veja a maqueta em anexo). E, durante 67 simbólicos minutos, vão mostrar à escala global que vale a pena promover os valores da esperança, da união de opostos e da inclusão social, conceito que tem como mentor Nelson Mandela.
No final, todos os participantes vão devolver os kimonos (que receberam à chegada) e doá-los para que o movimento Achieve, Collect & Give Back continue a proporcionar formação desportiva e cívica a crianças e jovens em situação de risco.