Está a decorrer em Postfinance Arena, Berna (Suíça)a segunda eliminatória do grupo I da Zona Europa-Africa entre Suiça Vs Portugal de 8 a 10 de Julho de 2011. {jathumbnail off}
Jogaram-se hoje as duas primeiras rondas da segunda eliminatória,dois jogos de singulares que terminaram com as vitórias da Suíça mas nos quais Portugal se exibiu com classe.
No encontro do dia, Rui Machado apanhou nem mais nem menos que Roger Federer e cedeu diante do suiço por 7-5, 3-6, 4-6 e 2-6 num encontro de grande emoção.
O tenista português adiantou-se no primeiro parcial mas depois o número três do mundo aplicou-se a fundo para dar a volta ao encontro.
Antes desta partida tinha estado no court Frederico Gil que perdeu por 5-7, 3-6 e 4-6 com Stanislas Wawrinka.
O número um nacional não conseguiu vencer nenhum parcial mas deu muito trabalho ao suíço que é actualmente o 15.º da contagem mundial.
Pedro Cordeiro , o capitão nacional confessou-se orgulhoso da prestação dos jogadores lusos e acredita que podia ter havido um desfecho diferente num ou outro resultado.“Sinto-me orgulhoso dos meus atletas. Fiquei com a certeza que os adversários respeitaram a nossa Selecção. É certo que foram superiores em certas alturas mas noutras, se não tivéssemos tido alguns azares, o desfecho podia ter sido outro”, afirmou Pedro Cordeiro em conferência de imprensa no final do primeiro dia de competição.
Amanhã, sábado joga-se o confronto de pares entre a dupla Frederico Gil/Leonardo Tavares e o par suíço Roger Federer/ Stanislas Wawrinka. O capitão nacional fez já hoje a antevisão do encontro. “Para o encontro de pares de amanhã espero as mesmas dificuldades, mas vamos lutar até ao fim e dar o nosso melhor”, concluiu Pedro Cordeiro.