Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Pimenta ou o “Rei Sol” da canoagem mundial

DR

DR

Depois de uma prova programada ao mínimo pormenor, Fernando Pimenta tornou-se o “imérito” Rei Sol da canoagem mundial pelo ineditismo de conquistar duas medalhas de ouro no mundial de velocidade que este domingo se concluiu em Montemor-o-Velho, no que foi uma organização considerada como uma das melhores campeonatos do mundo alguma vez realizados, segundo o presidente da Federação Internacional de Canoagem, José Perurena López, durante o discurso do encerramento da prova que marcou a passagem de testemunho da organização portuguesa à sua congénere húngara que organizará o mundial de velocidade e paracanoagem em 2019, comprovando a capacidade e competência dos portugueses para promover eventos de grande envergadura.

Pimenta terminou de forma impressionante e irrepreensível o mundial ao vencer a prova do K1 5000 metros, depois de uma “corrida” comandada desde o tiro de partida, tendo tido a arte, o engenho e a cadência técnica de alto nível, forçando o “andamento” nos últimos duzentos metros para confirmar mais um ouro face à capacidade demonstrada ao longo de todo o percurso, confirmando o título mundial alcançado o ano passado.

No dia anterior, Pimenta tinha alcançado o ouro inédito no K1 1000 metros ao ser o primeiro português a fazê-lo e obtendo a única medalha que faltava para a história de uma carreira brilhante, aguardando agora, com alguma ansiedade, se poderá “imitar” estes resultados nos Jogos Olímpicos de Tóquio’2020.

Pagaiando em casa, Pimenta demonstrou uma vez mais a sua qualidade, sobrepondo-se a toda a gente, desta vez – em especial no K1 5000 metros – uma concentração máxima (só conseguida por grandes campeões) para atingir o “limite” temporal para este ano de 2018, aos 29 anos.

Pimenta alcançou a sua terceira medalha de ouro em mundiais em dois anos (2017 e 2018), em termos individuais, depois do bronze (2015), aumentando o seu pecúlio, em termos globais, para cerca de 80 medalhas, onde se incluem os títulos europeus absolutos e nas categorias mais jovens.

O hino nacional voltou a ser ouvido no fecho deste mundial de velocidade que fica para a história com o duplo ouro de Pimenta (K1 1000 e 5000).

João Ribeiro foi outro português em evidência nesta competição, ao obter um excelente 4º lugar no K1 500 metros, a escassos 223 milésimos da medalha de bronze, com Hélder Silva a classificar-se no 6º lugar no C1 200 metros.

Nota positiva ainda para os 8ºs lugares do K2 500m com Teresa Portela e Joana Vasconcelos e do K4 1000m de Luís Ferreira, João Pereira, Igor Pinho e Ruben Boas e para os 9ºs obtidos por Rui Lacerda, no C1 5000 e do K4 500, com Emanuel Silva, Messias Baptista, João Ribeiro e David Varela.

Resultados de alto nível que ficam registados no livro de ouro da canoagem portuguesa, tendo como palco o Centro de Alto de Rendimento de Montemor-o-Velho, elevado à classificação de um dos melhores do mundo para a prática da molalidade.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.