Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Associação Europeia de Atletismo divulgou os mais votados para os “Golden Prize”

Atl-AEAMelhoresAno-16-10-18Depois de um largo período de votação, a Associação Europeia de Atletismo divulgou, esta terça-feira, a curta lista dos candidatos finalistas ao prémio de Atleta Europeu do Ano, no masculino e feminino.

A cerimónia de entrega dos referidos prémios terá lugar em Lausanne (Suíça), no dia 26 do corrente mês de Outubro.

Em 2017, os vencedores foram o alemão Johannes Vetter e a grega Ekaterini Stefanidi.

Para este ano de 2018, os que mais votos receberam – e, por isso, são os finalistas – foram o sueco Armand Duplantis (que passou a barreira dos seis metros no salto com vara pela primeira vez, ao fazer 6,05, com apenas 18 anos de idade, batendo o recorde mundial sub20 por 12 centímetros, sagrando-se campeão mundial (sub20) com 5,82); o turco Ramil Guliyev, de 16 anos que, nos europeus de Berlim, conquistou a medalha de ouro nos 200 metros com o formidável tempo de 19,76, apenas a quatro centésimos do recorde europeu do italiano Pitetro Mennea, em 1979.

Outro finalista é o norueguês Jakob Ingebrigtsen, que celebrou 18 anos na competição, conquistou um duplo ouro (1.500 e 5.000 metros) no europeu de Berlim, tendo sido campeão mundial de sub20 (Tampere-Finlândia), a que se junta ainda o francês Kevin Mayer, que bateu o recorde mundial do decatlo (9.126 pontos)

No feminino, a britânica Dina Asher-Smith, de 22 anos, foi também uma das superstars do europeu de Berlim pela conquista dos títulos nos 100, 200 e estafeta 4×100 metros, tendo sido a primeira mulher a vencer três provas desde a alemã de leste (na altura) Katrin Krabbe, em Split’1990. Dina foi tornou-se ainda a primeira atleta britânica a vencer três provas no mesmo campeonato.

A grega Ekaterini Stefanidi é outra candidata ao prémio, que também foi campeã europeia em Berlim e venceu a Liga Diamante, para além de ter ganho o bronze no mundial de pista coberta, isto tudo depois de ter recuperado de uma lesão no início da época.

A belga Nafissatou Thiam (23 anos) consagrou-se campeã europeia do heptatlo (6.816 pontos), em Berlim, batendo os recordes pessoais de grande parte das disciplinas que comportam este evento.

Posto isto, resta aguardar pela noite do dia 26 para se conhecer quem são o melhor e a melhor atleta europeia de 2018.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.