Segunda-feira 06 de Maio de 2024

Roberto Ferreira e Ana Santos venceram BTT XCO em Viana do Castelo

Roberto Ferreira e Ana Santos, ambos da Guilhabreu MTB Team, foram os vencedores do XVIII BTT XCO de Vila Franca, em Viana do Castelo, nas categorias elite masculina e feminina, respetivamente.

Ciclismo-PrémioOjogo-25-04-2024

DR / Matias Novo

Na elite masculina, Roberto Ferreira completou as seis voltas ao percurso em 1h23m30s, tendo terminado a prova com 57 segundos de vantagem sobre Mário Costa, segundo classificado, e 1m05s de vantagem sobre Valentin Remondet (AS Bike Racing), terceiro.

Na elite feminina, Ana Santos terminou as cinco voltas em 1h28m26s, menos 2m03s que Joana Monteiro e menos 2m33 que Mari-Liis Mõttus (MTB Team Estonia), segunda e terceira classificadas, respetivamente.

Nas categorias jovens, João Fonseca (Clube BTT Matosinhos) e Lorena Patiño (XSM Clube Ciclista) venceram em sub-19 e Xavier Gaspar (Marrazes/Gui/Brejunho/Bikezone-Leiria) e Rita Fontinhas (Guilhabreu MTB Team) em sub-17.

Nos masters, Carlos Pinheiro (ARCA Endurance Bike Team) destacou-se em master 30, Rogério Matos (Rompe Trilhos/AJPCar) em master 40, António Passos (Rompe Trilhos/AJPCar) em master 50 e João Araújo (AXPO/Firstbike Team/Vila do Conde) em master 60.

Emanuel Duarte venceu primeira etapa do GP o Jogo

Emanuel Duarte (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) é o primeiro camisola amarela do Grande Prémio O Jogo. O ciclista luso venceu a primeira etapa da prova, uma tirada de 134,7 quilómetros entre Mêda e Trancoso.

A corrida teve um início animado, com um grupo de seis ciclistas, formado por André Ribeiro (Kelly-Simoldes-UDO), Daniel Dias (Rádio Popular-Boavista), Gonçalo Leaça (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), José Bicho (AP Hotels & Resorts-Tavira), Francisco Pereira (ABTF Betão-Feirense) e Alonso Bustamante (CCL/Matdiver/Anastácio Mendes & Mendes) a ganhar rapidamente uma vantagem que chegou a ser de quatro minutos.

Ao fim da primeira hora de corrida, com 34,5 quilómetros percorridos, a vantagem era de 1m45s, um sinal das mudanças que se seguiriam. Ao quilómetro 58,7, no prémio de montanha de Sebadelhe da Serra, surgiu uma nova situação de corrida, com César Fonte (Rádio Popular-Boavista), Samuel Blanco (AP Hotels & Resorts-Tavira) e João Macedo (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) a alcançarem o grupo da frente e a isolarem-se, juntamente com André Ribeiro.

No entanto, ao quilómetro 99, a fuga acabou e formou-se um novo grupo de 26 corredores, com o restante pelotão a 2m15s. A vantagem foi reduzindo com o aproximar da meta e o final acabou decidido num sprint a dois.

Após várias tentativas de ataques, Emanuel Duarte destacou-se e foi o mais rápido, seguido de Artem Nych (Sabgal-Anicolor), que chegou com o mesmo tempo, e de Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO), que liderou um grupo de dez ciclistas e chegou a 12 segundos. O grupo seguinte já chegou a 50 segundos.

Na classificação geral, o cenário repete-se, com Emanuel Duarte na liderança, com o mesmo tempo de Artem Nych, segundo, e os tais 12 segundos de vantagem sobre Luís Gomes, terceiro. Nas restantes classificações, Emanuel Duarte volta a destacar-se nos pontos, André Ribeiro lidera na montanha, Cládio Leal na juventude (Porminho Team Sub-23), João Macedo nas metas volantes e Francisco Pereira nas metas autarquias.

Esta sexta-feira, corre-se a segunda etapa, uma ligação de 146,2 quilómetros, entre Trancoso e Vila Nova de Poiares, com partida às 13h e chegada prevista para as 16h49.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.