Sábado 27 de Abril de 2024

EB António Alves Amorim (Lourosa) vencedora da Taça Desporto Escolar/CNID

IMG_2926

© JDM

Depois de um dia (esta quarta-feira) intensamente vivido nas competições relativas às quatro modalidades que integram este evento anual, a Escola Básica António Alves Amorim (Lourosa-Aveiro) conquistou a terceira taça Desporto Escolar/CNID em disputa.

No segundo lugar ficou a representação da EBIJI Vasco da Gama, de Lisboa (Cidade), enquanto na terceira posição foi alcançada pelo Agrupamento de Escolas Amélia Sousa, do Porto.

Na soma dos resultados obtidos nos torneios de Andebol, Atletismo, Basquetebol e Ténis de Mesa por cada equipa, os aveirenses conseguiram mais pontos e, com isso, venceram com brilho esta fase final de uma actividade que é destinada especificamente aos alunos do 7º ano de escolaridade, evento que já foi considerado como uma actividade que tem ganho visibilidade (e mais participantes ano após ano, apesar de se ter completado apenas a terceira edição).

IMG_2950

© JDM

As instalações municipais (pavilhão, pista de atletismo, campos de Padel e o Estádio), sob responsabilidade da Câmara Municipal de Vendas Novas, recebeu com elevação e de braços abertos as 24 equipas, constituídas por 30 alunos/atletas, 2 árbitros e 4 professores, representantes das Coordenações Locais do Desporto Escolar, sob a égide da Direcção Geral de Educação.

No presente ano lectivo 105 agrupamentos de escolas organizaram competições e mais de 15.000 alunos participaram na fase local, de onde emergiram os 24 conjuntos apurados a partir de cada Agrupamento de Escolas, manifestação que registou a presença de 720 alunos/atletas, num total de cerca de um milhar de participantes, considerando ainda os responsáveis das delegações e os professores que acompanharam os alunos, a que se juntaram, ainda, um elevado número de elementos ligados à estrutura do Desporto Escolar (Direcção Geral de Educação), que redundou numa organização perfeita.

Para o êxito, foi ainda parte activa e assertivo um grupo de colaboradores da edilidade de Vendas Novas, que não regatearam esforços para que nada faltasse, nem a bela, famosa e gostosa Bifana de Vendas Novas.

IMG_2930-1

© JDM

Rui Carvalho, responsável nacional pelo Desporto Escolar – apoiado pelos técnicos da estrutura que coordena – Luís Dias, presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas e Augusto Baganha, presidente do Instituto Português da Juventude e Desporto, realçaram a importância deste evento, salientando as motivações sociais, de espirito desportivo e de fair play demonstrado por todos – no que também se associou o CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto, como parceiro (tal como as Federações de Andebol, Atletismo, Basquetebol e Ténis de Mesa) – o que José Vítor, Director Geral de Educação, também teve oportunidade de enaltecer na cerimónia de abertura (terça-feira).

A Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (Direcção de Serviços Regional do Alentejo) também esteve envolvida na organização.

Um terceiro triunfo organizativo a “provocar” o despique entre as várias Câmaras Municipais que, por certo, se candidatarão para organizar a edição (quarta) de 2019. Ainda bem que assim é, porque há muito por fazer para ter uma juventude com saúde, mente sã, carácter jovial e positivo e, em especial, preparada para lutar contra os “males” que os rodeiam todos os dias e de variadas formas.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.