Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Portugal nos Jogos do Mediterrâneo

COP-JogosMed2018Sexta-feira, Portugal vai estrear-se nos Jogos do Mediterrâneo – no que será a 18 edição – depois de um árduo trabalho (diplomático) de aproximação a esta organização por parte do Comité Olímpico de Portugal de há anos a esta parte.

O evento vai ter a presença de 4.500 atletas, de 32 modalidades e disciplinas (olímpicas e não olímpicas), que vão ser vistos por mais de 490 milhões de pessoas em todo o planeta desde a cidade espanhola de Tarragona, palco deste mega espectáculo multidesportivo e multicultural.

Portugal – que vai apresentar 233 atletas num mesmo evento pela primeira vez – é o sexto país que mais atletas deslocam para Tarragona, cuja partida se efectua esta quarta-feira.

A primeira edição deste espectacular evento (de quatro em quatro anos) efectuou-se em 1951 (cidade de Alexandria, no Egipto), seguindo até 2013. No ano passado, por questões de ordem financeira, face ao menos positivo momento político que se vivia na Catalunha, o evento não se realizou.

A maior delegação (419) é de Itália, seguindo-se a Espanha (396), Turquia (356), a França (310) e a Grécia (300) num total de 26 países, sendo a mais reduzida (11) a de Malta.

Patrícia Mamona (triplo salto), Fernando Pimenta (canoagem) e Telma Monteiro (judo) são três das estrelas mais valiosas que Portugal apresenta, aguardando-se bons resultados.

As competições em actividade no primeiro dia (sexta-feira) são o Futebol (só masculino), o Tiro com Arco e o Voleibol, ambas no masculino e no feminino.

No Tiro com arco estarão em acção os portugueses Domingos Vaquinhas, Jorge Alves e Luís Gonçalves e a equipa masculina de voleibol.

De 22 deste mês a 1 de Julho, serão dez dias de mais desporto, intervalando com o Mundial de Futebol e “preparando” o caminho para um Agosto repleto de campeonatos europeus de várias modalidades (Atletismo, Andebol, entre outras), no que também será a primeira vez que terá uma organização conjunta das várias Associações Europeias das modalidades que os integram.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.