Domingo 18 de Abril de 1525

Croácia como meio finalista inesperado mas … justificado, ante uma Rússia sem chama suficiente

fifa world cup 7 jul 2018oi por demais evidente a vantagem em quase todos os capítulos da estatística que a Croácia teve no último jogo das meias-finais, esta sábado realizado no Estádio Olímpico de Fisht, ante uma Rússia que até marcou primeiro.

Cheryshev – que marcou o seu quarto golo no mundial e se “colou” a Cristiano Ronaldo e ao belga Lukaku no segundo lugar da lista dos melhores marcadores (ambos com 4), lista que continua a ser liderada pelo britânico Harry Kane (6) – foi o autor do golo que abriu o activo, após ausência de marcação aos avançados russos por parte da defesa croata.

Mas foi sol de pouca dura. Oito minutos depois (39’) o croata Kramovic fez o empate que seguiu para prolongamento, depois de noventa minutos em que dominou por completo mas não teve “talento” para resolver a contenda no empo regulamentar, apesar das oportunidades que criou e do estilo de jogo – rápido, ao primeiro toque – que utilizou.

Depois surgiram dois momentos que marcaram a segunda parte do jogo, quando ao minuto 101’ a Croácia, merecidamente, chega ao 2-1 com um golo obtido por Vida – onde se começou a prever a “queda” dos russos.

Só que os russos ligaram (“115”) para a linha de “emergência médica”, altura em que chegaram ao empate, precisamente aos 115 minutos, com Mário Fernandes (brasileiro naturalizado russo) a tirar o “pão da boca” da Croácia e a obrigar à terceira fase: a do “mata-mata”. Isto é, quem não marcar sujeita-se a perder.

E foi assim (grandes penalidades) que a Croácia chegou ao merecido triunfo,

DR / FIFA World Cup

DR / FIFA World Cup

ainda assim complicado porquanto pela margem mínima (4-3).

Foi encontrada a primeira surpresa mas relevante neste Mundial’2018’Rússia, que redundou na estreia do colectivo croata nas meias-finais de um Mundial de Futebol, Croácia que ainda está a renascer da divisão da então Jugoslávia do Marechal Tito.

Na outra partida das meias-finais, a Inglaterra não deu margem a que a Suécia pudesse fazer alguma “malandrice” ou provocar “arrepios”, e despachou os suecos com dois golos sem resposta, um em cada meia parte, se bem que tivesse que sofre bastante e onde o guarda-redes foi preponderante para garantir o triunfo.

O primeiro foi alcançado por Maguire (30’) e o segundo, da confirmação, por Dele Alli (58’), demonstrando que ainda está para as “curvas”.

E eis-nos chegados às meias-finais deste Mundial com algumas surpresas (por exemplo a saída da Alemanha ainda na fase de grupos), como agora da Rússia, aguardando agora os desfechos marcados para o dia 10 (terça-feira, 19 horas), com o França-Bélgica (São Petersburgo) e, no dia 11 (quarta-feira), o Croácia-Inglaterra (19 horas em Moscovo no Estádio Luzhniki) para verificar se haverá mais alguma surpresa.

 

© 1525 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.