Sábado 19 de Abril de 8588

Benfica e Sporting renovaram título de campeões nacionais

Não houve novidades no que se refere aos nacionais de pista, realizados no Estádio 1º de Maio, em Braga, porquanto o Benfica (masculino) e o Sporting (feminino) triunfaram, tal como vem acontecendo ao longo dos últimos anos.

Print

DR

As duas formações completaram o oitavo triunfo consecutivo nos últimos oito anos, pese embora, na história dos 76 campeonatos realizados (menos cinco nas senhoras), o Sporting tenha grande vantagem, nos dois sectores, no que a este assunto respeita, conseguindo o 48º em termos femininos e o 49º no masculino.

O Benfica, por seu lado, apenas ganhou 30 competições no masculino e 14 no feminino.

A competição masculina iniciou-se em 1939 com o triunfo do Benfica (que repetiu em 1940 e 1942, tendo o Sporting ganho em 1941 e 1943, ano que se iniciou o campeonato feminino com a vitória do Belenenses que, no rol dos vencedores, ganhou treze campeonatos.

No evento este domingo terminado em Braga, a equipa masculina do Benfica somou 155 pontos (sete vitórias) contra 145 (apenas 3 triunfos individuais) do Sporting, aumentando a vantagem que levou da primeira jornada, sendo a maior novidade – porque desconhecida antes – a ausência de Nélson Évora no triplo salto, que o benfiquista Pedro Pablo Pichardo voltou a vencer, com 17,21.

De realçar o terceiro lugar conquistado pelo Sporting de Braga deixando atrás de si a Juventude Vidigalense.

Destaque para os 70,95 de Vital e Silva no martelo; os 21,05 e 21,06 de Carlos Nascimento e Ricardo dos Santos nos 200 metros, com os restantes resultados em plano normal, porque o que mais importava eram os lugares de chegada para conquistar mais pontos.

No feminino, o domínio do Sporting foi flagrante (156 pontos – 9 triunfos – contra 113 do Benfica – 7 vitórias individuais – e o Juventude Vidigalense).

Patrícia Mamona está em franca recuperação e venceu o triplo com 14,19 (confirmando os mínimos para o europeu de Berlim), sendo de realçar, na equipa do Sporting, a recordista nacional do salto com vara, Marta Onofre, não pontuou porque teve três ensaios nulos a 4 metros e foi eliminada, e Jessica Inchude continua a liderar no peso ao fazer 16,45.

Na prática, terminou a época oficial em termos de provas nacionais, seguindo-se a presença de alguns atletas – os que ainda procuram confirmar ou obter mínimos – nos vários meetings internacionais que se vão disputar até ao início do Europeu (dia 7 de Agosto, terminando a 12).

Na II Divisão, os títulos foram conquistados pela Associação Senhora do Desterro, com 119 pontos, à frente do União Eirense (116) e do Grupo de Atletismo de Fátima (112), no feminino, e pelo Núcleo de Atletismo de Cucujães (109), seguido do Clube de Campismo de S. João da Madeira (107) e do Maia Atlético Clube (103), no masculino.

Na III, triunfo feminino para o Clube de Futebol de Oliveira do Douro (108), à frente da Fundação Salesianos (104) e do Núcleo de Cucujães (100), no feminino, e pelo A. C. Póvoa do Varzim (112), seguido da Juventude da Ilha Verde (Açores), com 110 e da Associação Novas Luzes (101).

© 8589 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.