Terça-feira 03 de Fevereiro de 2026

Onde está a Pista Curta António Leitão que, depois de cair a de Pombal, faz imensa falta ao Atletismo?

Depois da destruição que se verificou quando da passagem da tempestade Kristin por todo o país, em especial na zona centro, a pista curta instalada em Pombal viu uma das partes do pavilhão a voar para sítio incerto.

Atl-PistaCurta-Espinho-Nave-02-02-2026

CM Espinho

Em plena época de provas em pista curta (que vai durar até meados de março, estando o mundial marcado para dias depois), o país passou a poder utilizar apenas a pista instalada em Braga, tendo obrigado a Federação Portuguesa de Atletismo a ter de alterar o calendário previsto até essa data.

No entanto, existe uma terceira pista do género, algures em Espinho, que se encontrará “encaixotada” algures, que foi adquirida pela Câmara Municipal local e que foi inaugurada e batizada com o nome de António Leitão, o medalhado de bronze dos 5.000 metros dos Jogos Olímpicos de Los Angeles’1984, em homenagem ao jovem atleta que faleceu cedo demais, integrando a Nave Polivalente de Espinho (Rua da Nave, Lugar de Sales – Silvade).

Durante alguns anos (entre fevereiro e março de cada ano), a pista da Nave foi utilizada para várias provas, mormente de nível nacional, mas, por decisão da edilidade, o Voleibol tomou conta da infraestrutura e, tempos depois, passou a ser o estádio do CV Espinho e EFE Os Tigres, quiçá tendo como base que a modalidade tinha maior peso específico em termos históricos para as gentes do norte do país, sendo “embrulhada” e “arquivada” algures.

No site da Câmara Municipal de Espinho está referido que o “espaço foi pensado para grandes espetáculos desportivos e culturais, nacionais e internacionais, sendo altamente versátil e flexível, o que permite adaptar-se facilmente a qualquer tipo de evento, indo ao encontro das necessidades das organizações e das entidades promotoras de eventos”.

A Nave Polivalente de Espinho surgiu voltada para a dinamização desportiva e recreativa, com objetivos bem definidos, a promoção e desenvolvimento do concelho.

“A Nave Polivalente já recebeu inúmeros espetáculos culturais, musicais e desportivos, dos quais se destacam: campeonatos nacionais e internacionais de esgrima, trampolins, ginástica rítmica, voleibol, andebol, atletismo, hóquei de Sala, basquetebol, artes marciais, mas também, diversos espetáculos musicais, festivais, congressos nacionais e internacionais, feiras, exposições e desfiles de moda. Estas atividades tiveram um grande impacto, tanto a nível do concelho como das entidades organizadores que as promoveram”.

Com a pista de Pombal inoperacional, convinha que a pista fosse recolocada, para poder proporcionar melhores treinos e competições aos atletas portugueses que vão ser apurados para os mundiais, só não se sabendo onde, porquanto não há pavilhões com a dimensão para instalar a referida pista (200 metros de perímetro).

Face aos milhões de euros (no mínimo 65 milhões, ainda que para quatro anos e juntando ainda o Comité Paralímpico) que foram alocados ao Comité Olímpico de Portugal, talvez fosse possível ao primeiro-ministro, Luís Montenegro, requisitar, por mês e meio, a referida Nave para a realização das provas que estão programadas, ajudando os atletas nesta última fase de preparação para os mundiais citados e, por outro lado, construir uma nova Nave para encaixar a pista “encaixotada” que se está a deteriorar em função dos anos que já passaram.

Tendo presente que o primeiro-ministro também reside em Espinho, parece claro que é possível solicitar esse apoio de forma mais direta.

Estabelecidos os mínimos para o mundial de pista curta

Atl-LiderMundial-Auriol-01-02-2026

FPA

A Federação Internacional de Atletismo, atualmente conhecida pela sigla World Athletics, definiu, em tempo oportuno, os mínimos que cada atleta tem de cumprir para o mundial de pista curta, marcado para a cidade de Kujawy Pomorze (Polónia), o que dará lugar a cerca de metade dos que se propõe para o efeito.

Os 50% serão escolhidos/convidados de entre o ranking global verificado até 8 de março.

Os mínimos são os seguintes:

Femininos

Prova

Masculinos

7,20 60 m 6,59
51,75 400 m 45,80
2.00,90 800 m 1.45,90
4.06,00 1.500 m 3.36,00
8.35,00 3.000 m 7.33,00
8,02 60 m barreiras 7,65
1,96 Salto em altura 2,30
4,70 Salto com vara 5,90
6,75 Salto em comp. 8,17
14,15 Triplo salto 16,90
18,90 Lançamento do peso 21,20

Recorde-se que Auriol Dongmo (19,02 no lançamento do peso) e Agate Sousa (6,84 no comprimento) cumpriram a meta definida.

 

© 2026 Jogada do Mês. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.