A participação portuguesa no primeiro dia do Campeonato da Europa de Pista Elite, que decorre até à próxima quinta-feira, em Konya (Turquia), ficou marcada por um arranque atribulado, com uma queda aparatosa de Miguel Salgueiro na prova de Eliminação, que terminou em 11º lugar e a 18ª posição de Daniela Campos no Scratch feminino.
Na prova masculina de Eliminação, Miguel Salgueiro (que se estreou em europeus) começou da melhor forma, garantindo o apuramento para a final após terminar a manga qualificativa na sexta posição. Na final, o corredor português mostrou-se competitivo, chegando mesmo a assumir a dianteira do grupo e a pautar o ritmo da corrida. No entanto, quando lutava por um lugar no Top 10, acabou por se envolver numa queda violenta, a cerca de dez minutos do final, sendo obrigado a abandonar a prova.
O corredor português saiu da pista assistido e foi transportado para o hospital, onde se encontra a realizar exames médicos. O seu estado clínico será atualizado assim que existir informação oficial por parte da equipa médica.
A vitória na Eliminação foi conquistada pelo dinamarquês Tobias Hansen, à frente do alemão Tim Torn Teutenberg, com o belga Jules Hesters a completar o pódio. Miguel Salgueiro terminou a prova na 11ª posição.
A atual campeã nacional de Scratch e única representante feminina da Seleção Nacional, competiu nesta disciplina, numa prova de 10 quilómetros disputada em ritmo elevado e com o pelotão praticamente compacto até às voltas finais.
A corredora portuguesa terminou na 18ª posição, numa corrida que foi decidida com um ataque tardio da belga Hélène Hesters, que conquistou o título europeu. A suíça Aline Seitz arrecadou a medalha de prata e a alemã Lena Charlotte Reissner ficou com o bronze.
“Este primeiro dia de competição não nos correu bem. Carlos Salgueiro estava a fazer uma boa prova de Eliminação, teve a infelicidade de cair de forma aparatosa devido à queda do corredor holandês, o que nos impossibilitou de retomar à prova. Acabámos por ficar em 11° lugar devido ao acidente e saída forçada da prova. Carlos saiu consciente, mas com dores, está em observação médica e aguardamos também qual a sua situação clínica para perceber se poderá continuar em competição nos próximos dias”, afirmou o selecionador nacional, Gabriel Mendes.
Relativamente à prova de Scratch de Daniela Campos, a atleta “esteve bem até à fase final da prova. A cerca de cinco voltas para o fim, tivemos uma movimentação para a parte superior da pista que nos fez perder muitas posições na fase crucial do sprint final, tornando-se difícil recuperar para fazermos uma melhor classificação”, concluiu Gabriel Mendes.
O programa competitivo prossegue esta segunda-feira, com Daniela Campos a alinhar na Eliminação feminina e Diogo Narciso a fazer a sua estreia na edição de 2026, na Corrida por Pontos.

