Quinta-feira 28 de Março de 2024

Rafael Reis venceu prólogo de abertura e é líder

Volta2018_Prologo_RafaelReis_n

Photo PODIUM / Paulo maria

Rafael Reis, da Caja Rural, foi o melhor no prólogo da 80ª Volta a Portugal Santander, que se efectuou esta quarta-feira em Setúbal, pelo que vai arrancar esta, quinta-feira, com a camisola amarela na primeira etapa, que liga Alcácer do Sal a Albufeira

Num percurso feito – ainda que curto, de 1.800 metros – sob intenso calor mas com um piso praticamente plano, apesar de, por isso, ter sido algo traiçoeiro, Rafael “cerrou os dentes” e conseguiu vencer a concorrência, ele que é um especialista neste tipo de percursos.

César Martingil esteve quase a dar uma vitória à Liberty Seguros-Carglass mas, a correr praticamente em casa, Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA), natural de Palmela, confirmou o favoritismo e foi mais rápido dois segundos do que Martingil que teve de se contentar com a Camisola Branca RTP da Juventude.

“Foi realmente arriscado, mas sabia que, para ganhar, tinha de correr riscos”, afirmou Rafael no final, recordando-se que, há dois anos, quando representava a W52-FC Porto, Rafael também venceu o Prólogo em Oliveira de Azeméis.

As diferenças de tempo não foram grandes, como se esperava, pelo que haverá vários corredores com a ambição de destronar Rafael Reis da liderança, pelo menos até chegar a montanha no sábado quando começarem as dificuldades maiores.

Martingil já assumiu esse objectivo tal como Daniel Mestre (Efapel) que ficou a apenas três segundos.

Seguiram-se o campeão nacional, Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista), 80voltaPortugalbicicleta_2018_logoMário Gonzalez (Sporting-Tavira) e João Matias (Vito-Feirense-BlackJack) também a quatro.

Num dia de muito calor, mas que todos os ciclistas sabem que foi apenas um aquecimento para o tempo quente que vão enfrentar nos próximos dias (as previsões apontam para temperaturas acima dos 40 graus), esta quinta-feira é dia de atravessar o Alentejo para depois chegar a Albufeira, no regresso do Algarve à Volta.

A primeira etapa em linha terá 191,8 quilómetros, que vão ter início em Alcácer do Sal (12h35), na Praça Pedro Nunes.

Resta aguardar como é que os homens das bicicletas (e toda a comitiva, cada um à sua maneira) vão suportar o “sufoco” dos quase 200 quilómetros com o sol a 40 (ou mais) graus.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.