Terça-feira 23 de Abril de 2024

Rafael Reis mantém amarela no triunfo “quente” de Riccardo Stacchiotti

Na primeira etapa em linha, corrida sobre um sol abrasador de 45 graus no asfalto, o italiano Riccardo Stacchiotti (MSTina Focus) foi o primeiro a chegar à linha final, liderando um pelotão com muita gente, pelo que, em termos gerais ficou tudo na mesma quanto às várias classificações.

Partindo de Alcácer do Sal, sabia-se (e ficou confirmado ao longo dos 191,8 km) que haveria “pachorra” para alguém andar muito depressa face ao calor que se fez sentir, tornando o final ainda mais quente porquanto o triunfo foi discutido até ao último centímetro, com a roda da bicicleta do italiano (que vestiu a camisola verde Rubis Gás – classificação por pontos) a rodar em primeiro lugar para um tempo de 5.14.43, que foi atribuído a toda a gente que acabou no pelotão principal.

Considerando que este ano deixou de haver bonificações para os primeiros, 80ª Volta a Portugal Santander 2018Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA) manteve a Camisola Amarela Santander conquistada no Prólogo, somando agora 5.17.01, se bem que com alguma tristeza pela desistência do seu companheiro de equipa Joaquim Silva devido a problemas de saúde, quiçá o tempo muito quente que se fez sentir.

Mario Vogt foi outra das figuras desta primeira etapa em linha. O alemão da Spura Cycling apostou na fuga e se inicialmente ainda teve companhia, acabou por fazer muitos quilómetros isolado, o que não ajudou em nada, face ao calor.

Ainda assim, o esforço valeu a conquista da Camisola Azul Liberty Seguros (prémio da montanha) e a liderança da classificação do prémio combinado Kia.

Vogt chegou a ter mais de cinco minutos de vantagem, mas, sem surpresa foi alcançado. O trio Rui Rodrigues (Aviludo-Louletano-Uli), Pierpaolo Ficara (Amore &Vita-Prodir) e Jesse Ewart (SapuraCycling) obrigaram o pelotão a acelerar na perseguição, tendo nessa altura a W52-FC Porto, com a Efapel também a controlar, substituído a Caja Rural na frente do grupo.

O trio foi apanhado a cerca de dois quilómetros da meta. Pouco antes, uma queda travou o andamento de vários homens, entre eles Joni Brandão (Sporting-Tavira) que continuaram em prova.

80ª Volta a Portugal Santander 2018César Martingil, terceiro à chegada a Albufeira, manteve a liderança do prémio da juventude (Camisola Branca RTP) e também a vice liderança da classificação geral a 2 segundos de Rafael Reis enquanto o Sporting-Tavira continua na liderança por equipas.

Esta sexta-feira correr-se-á a segunda etapa – a mais longa da volta, com 203,6 km – entre Beja e Portalegre, percurso que não se fazia há cerca de duas dezenas de anos na Volta a Portugal.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.