Quarta-feira 24 de Setembro de 5738

Catarina e Joana com prata e bronze em Cancun

catarina costa 2018 cancunDe uma assentada, Catarina Costa cumpriu todos os objectivos que tinha em mente para o Grand Prix de Cancun, conquistando não só uma excelente medalha de prata (porque contra a campeã olímpica de 2016, a italiana Paula Pareto) como também pontos suficientes para subir no ranking da qualificação olímpica, o que levou também a garantir a presença no Masters que terá lugar na China, onde estarão apenas as 16 mais cotadas.

Ficando isenta na primeira ronda, Catarina (-48 kg) iniciou a competição a vencer a mexicana Edna Carrillo (wazari), seguindo-se a romena Monica Ungureanu (wazari), ainda a sérvia Milica Nikolic (também por wazari) na meia-final, perdendo a final para a argentina Paula Pareto (ippon), a campeã olímpica no Rio de Janeiro.

catarina costa 2018 cancu1

Mas Catarina não esteve só no pódio.

Joana Ramos (-52 kg) trabalhou – e bem – para chegar ao bronze, depois de também ficar isenta na primeira ronda, derrotou a australiana Tinka Easton (ippon), perdeu com a suíça Fabienne Kocher (ippon), mas, na repescagem, voltou às vitórias para afastar a russa Alesya Kuznetsova (wazari) e no confronto para o 3º lugar venceu a polaca Karolina Pienkowska (ippon).

Dos outros concorrentes lusos em prova, João Crisóstomo (-66 kg) foi o melhor (7º lugar), depois de vencer o colombiano Juan Hernandez (ippon) – ficou isento na primeira – seguindo-se outro triunfo sobre o francês Kevin Azema (wazari), perdendo de seguida para o brasileiro Daniel Cargnin, garantindo ainda assim a presença na repescagem, onde voltou a ser derrotado, desta vez pelo eslovaco Matej Polial (ippon).

joana ramos 18 cancu1Joana Diogo (-48 kg) foi outra judoca em prova e classificou no 9º lugar depois de vencer a norte-americana Anne Suzuki (ippon) e perder com a campeã olímpica Paula Pareto (ippon).

No primeiro dia, Mariana Esteves (-52 kg) perdeu com a israelita Gefen Primo (ippon) e não se classificou.

Este sábado, Jorge Fernandes (- 73 kg) teve a mesma sorte, porquanto foi derrotado no primeiro encontro pelo russo Denis Iartcev (ippon).

Para completar a presença portuguesa em Cacun falta saber o que irá conseguir, este domingo, Yahima Ramirez (-78 kg) que começa por defronbtar a norte-americana N. Papadakis.

© 5739 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.