Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Presidente da República homenageou equipa presente nos Jogos Olímpicos da Juventude

COP

COP

De acordo com a informação veiculada pelo Comité Olímpico de Portugal, a Missão de Portugal participante nos Jogos Olímpicos da Juventude (JOJ)  foi, esta segunda-feira, recebida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que foi muito claro nas palavras dirigidas aos 41 atletas presentes em Buenos Aires 2018: “Foram fantásticas e foram fantásticos. Foram excepcionais. Muito obrigado em nome de Portugal.”

Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou a intenção de receber toda a Missão e não apenas os atletas que conquistaram as cinco medalhas para Portugal: selecções feminina de Futsal e masculina de Andebol de praia, Alexandre Montez (Triatlo), e o par misto de Ginástica acrobática, Madalena Cavilhas-Manuel Candeias. “Que o mais importante seja competir, respeitando o espírito olímpico. Cada um é Portugal, o conjunto é Portugal. É importante que cada qual sinta que está a representar Portugal”, disse o Presidente da República. “Portugal foi elogiado, admirado, pela vossa presença.”

Ao dirigir-se à Missão, organizada pelo COP, Marcelo Rebelo de Sousa deixou igualmente uma mensagem clara em relação à importância de ter uma carreira dual: “Vocês têm o mérito de conjugar o que fazem com os vossos estudos.” E voltou a incentivar a auto-estima dos portugueses: “Nós somos muito melhores do que às vezes pensamos.”

Marco Alves, chefe da Missão em Buenos Aires 2018, virou parte do seu discurso para o futuro: “Com os olhos postos em Paris 2024, estes atletas chegaram a Portugal e voltaram aos treinos, voltarão à competição, mas tiveram também de voltar aos estudos, e esta foi uma mensagem que marcou a Missão. Através da partilha dos mais experientes foi salientada a necessidade de acompanhar o desporto por uma vida académica responsável.”

Integrado na Missão como treinador de Vela, João Rodrigues, presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, defendeu que “os portugueses podem orgulhar-se da postura e do desempenho destes 41 jovens que honraram os portugueses.”

No final da cerimónia, o Presidente da República fez questão de ser fotografado com todos os membros da Missão, um a um.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.