Quarta-feira 24 de Abril de 2024

Mundial de Judo para Cegos e Baixa Visão em Odivelas

image002-1

DR

O Pavilhão Multiusos de Odivelas será o palco de mais uma edição do mundial de Judo para Cegos e Baixa Visão (inserido no programa de candidatura a Odivelas Cidade Europeia do Despoeto’2018, evento que decorrerá de 16 a 18 do corrente mês de Novembro.

A maior competição mundial do calendário de Judo da International Blind Sports Federation (IBSA) reúne cerca de 296 Atletas (194 masculinos e 102 femininos) em representação de 43 países. A prova marca o início da Qualificação Paralímpica para os Jogos de Tóquio 2020, sendo também a que mais pontos atribui para o Ranking Mundial.

A apresentação da competição contou com a presença do Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Odivelas, Paulo César, do Presidente da Federação Portuguesa de Judo, Jorge Fernandes, do Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, João Fernandes, do Presidente do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), José Manuel Lourenço, do treinador da selecção nacional paralímpica, Jerónimo Ferreira e de cinco Judocas que vão competir, como são os casos de Ruben Gonçalves, Djibrilo Iafa, Henrique Sousa, Sérgio Mendes e Miguel Vieira.

image003

DR

Encerrada a apresentação, seguiu-se uma Demonstração de Judo para Cegos, na Nave Principal do Pavilhão.

Paulo César, o vereador do desporto da edilidade, salientou que “Odivelas já está habituada a ser a Casa do Judo. O Desporto é um instrumento de inclusão social. Esta prova, para além do aspecto competitivo e importância mundial, serve também para alertar consciências.”

Jorge Fernandes, presidente federativo, realçou que “ao longo do nosso mandato, temos tido uma preocupação com a inclusão. Esta selecção nacional de judocas cegos tem estado presente em todos os Estágios que realizámos. É um procedimento que temos feito ao longo destes últimos 2 anos e é para continuar.”

João Fernandes, vice-presidente da FPDPD, assinalou que “é gratificante receber um evento desta dimensão em Portugal. A organização só é possível graças ao esforço conjunto de todas a entidades envolvidas. Temos a certeza que vai ser um sucesso. Quero desejar a maior sorte a estes Judocas.”

José Manuel Lourenço

image004

DR

José Manuel Lourenço, presidente do CPP, entendeu “saudar a Federação Portuguesa de Judo pelo grande desafio que tem pela frente. Todos sabemos a importância desta competição. Pelo número de atletas e países presentes e pelo peso que tem no ranking mundial e na qualificação paralímpica, é a mais importante do calendário mundial.”

O técnico da selecção, Jerónimo Ferreira, referiu que “temos feito a nossa preparação ao longo do ano, com vários estágios e competições internacionais. A equipa está motivada e forte. Vamos esperar para ver que resultados alcançarmos, mas o ânimo deles está em alta.”

Miguel Vieira, um dos judocas em competição, disse que “estamos preparados psicologica e fisicamente para responder a todos os desafios competitivos que temos pela frente. O nosso objectivo é estar focados dentro do tapete e dar o nosso melhor combate a combate”, no que foi seguido pelo companheiro Djibrilo Iafa que salientou: “vai ser o meu primeiro mundial. Sinto-me muito motivado e bastante preparado. Quero agradecer à Federação Portuguesa de Judo por todo o apoio que nos tem dado na preparação para esta prova.”

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.