Sexta-feira 03 de Maio de 2024

Cascais recebe II Memos Convention by Comité Olímpico

COP-Memos-Cartaz-4-12-18O Centro de Congressos do Estoril é o palco – estas quinta e sexta-feira – de um conjunto de oportunidades para os cerca de 200 participantes oriundos de todo o mundo potenciarem contactos e partilharem conhecimentos acerca dos desenvolvimentos mais recentes do movimento olímpico e das organizações desportivas.

A II MEMOS Convention é um evento organizado pelo Comité Olímpico de Portugal em colaboração com a MEMOS Association e tem Câmara Municipal de Cascais e a Toyota como parceiros locais.

No decorrer do evento, estará também patente a exposição Portugal: Destino Desportivo, com a participação de Federações Desportivas, Centros de Alto Rendimento, Autarquias e Parceiros Comerciais

A II MEMOS Convention é um encontro de actuais e ex-alunos do Mestrado Executivo em Gestão de Organizações Desportivas, patrocinado pela Solidariedade Olímpica, com o envolvimento de doze universidades.

No programa de dois dias constam comunicações de oradores de referência internacional, sessões de debate, actividades desportivas e eventos sociais.

Paralelamente, no mesmo local, decorrerá uma exposição intitulada “Portugal: Destino Desportivo”, promovida pelo COP, em cooperação com a Fundação do Desporto, na qual entidades desportivas portuguesas terão a oportunidade de apresentar as suas actividades e propósitos.

Está confirmada a presença de representantes dos Centros de Alto Rendimento do Jamor, Foz Côa, Caldas da Rainha, Montemor-o-Velho, Viana do Castelo e Rio Maior; as Federações Portuguesas de Ciclismo, Natação e Golfe; as Câmaras Municipais de Lisboa e Cascais; a Sport TV, Saúde Prime, Promo, Sports Venture, Sports Partner e Cosmos Viagens.

O programa inicia-se, a partir das nove horas de quinta-feira, com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues; do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo e do Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, seguindo-se o primeiro tema em debate “Excelling in Governance”, apresentado por Michael Vesper (ex-Presidente do Comité Olímpico da Alemanha).

Por volta das 11h30, Barry Maister (membro do Comité Olímpico Internacional abordará o tema “United by Olympism”, seguindo-se o debate.

Entre as 14 e as 17 horas haverá sessões de debate, terminando os trabalhos com os participantes na prática de actividades desportivas, antes de seguirem para o jantar de Gala.

Na sexta-feira, o tema de abertura será “Defining our future”, apresentado por Marisol Casado (Presidente da Federação Internacional de Triatlo).

Ainda da parte da manhã, outro tema em discussão será os “Five rings of Marketing” com Jochen Farber (Chefe em Lausanne do Olympic Channel) a ser o orador e a que se seguirá o debate.

Da parte da tarde haverá mais sessões de debate, seguidas de actividades desportivas e do respectivo encerramento deste encontro.

A propósito do MEMOS (Master Exécutif en Management des Organisations Sportives), torna-se conveniente esclarecer que é um mestrado executivo dirigido a profissionais de organizações desportivas nacionais e internacionais, com o objectivo de os dotar com conhecimento e ferramentas necessárias para uma melhor gestão das suas organizações.

O seu plano de estudos é oferecido em três línguas: Inglês, Espanhol e Francês, e consiste em quatro sessões presenciais durante um ano, que culminam com a elaboração e apresentação de um projecto (tese) relacionado com a organização em que o aluno trabalha. As aulas e módulos são leccionados por professores e profissionais do desporto internacional e neles são fomentados debates, trabalhos de grupo, apresentações multimédia, etc.

A defesa da tese dá-se na última sessão e decorre em Lausanne, sendo que as restantes decorrem em diferentes cidades. Os alunos são alocados a um tutor que os acompanha durante todo o período de estudos, fornecendo orientação acerca dos seus projectos.

O MEMOS já conta com 23 anos de existência, com participantes de 171 nacionalidades e com 12 Universidades envolvidas.

Finalizando, Portugal comprova que está na vanguarda da discussão de temas de hoje e para o futuro, para o caso a nível do olimpismo, que se debate – e vai continuar, por certo por muitos anos, a ser “servido” no dia-a-dia – com problemas de variada ordem, em especial se o compararmos, na actualidade, com os ideais do seu criador, o Barão Pierre de Coubertin.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.