Sexta-feira 29 de Março de 2024

Benfica (derrotado em Portimão) pode ficar a sete pontos do F. C. do Porto

(c)JCMYRO_2018

(c)JCMYRO_2018

Ao perder (2-0) frente ao Portimonense, o Benfica arriscou-se a ficar a sete pontos do F. C. do Porto a partir da ronda 16, após a conclusão, esta quinta-feira, da 14ª jornada, o que é um grande “estrondo” para os lados da Luz, agora que 2018 tinha terminado como que em beleza.

Ao nascer de 2019, os homens do Benfica (em especial Rúben Dias e Jardel, 12 e 38’) pretendia uma prenda suplementar mas enganaram-se na baliza e fizeram dois autogolos na sua própria rede, uma situação que, quiçá, não sendo única, é de grande raridade. Mais, como é que é possível acontecer numa formação como a dos benfiquistas?

Sabe-se que, no desporto e noutras actividades em que haja oponentes, alguém tem que ganhar, perder ou empatar. É das regras. Difícil é (e será durante muito tempo, em especial se a diferença pontual subir para os tais sete pontos, quase no final da primeira volta, altura em que se encontra um primeiro ponto nevrálgico.

Nesta primeira parte da 15ª jornada, jogada esta quarta-feira, também se destaca o triunfo do Moreirense (2-1), fora de cada, frente ao Rio Ave, com um “duplo” alcançado por Heri (66’ e 69’), e quanto o Vinícius (33’) marcou para os donos da casa. Adiantaram-se no marcador ainda cedo mas não tiveram “pernas” para mais alguns minutos e os forasteiros resolveram o assunto em três minutos. À “la minute”, como diria um “franciú”.

Na Madeira, o Nacional puxou pelo “cabedal”, aproveitou ainda o cheiro do fogo de artifício da véspera e ficou com “gás” para derrotar (1-0) o Guimarães, com um golo de Camacho (9’).

No Porto, O Boavista construiu o triunfo (1-0) sobre o Setúbal, com um golo de Mateus (58’) para oferecer três pontos ao novo presidente do clube, eleito recentemente, se bem que, em termos práticos, tenha fica na 13ª posição (como estava).

O Santa Clara foi a segunda equipa a perder em casa (Rio Ave foi a outra), deixando que Pité (77’ e 82’) tivesse feito um bis, não bastando o tento obtido por Fernando (81’), de grande penalidade.

Por último – que são os primeiros – o Sporting de Braga recebeu e bateu (2-0) o Marítimo, com golos de Raúl Silva (8’) e Wilson Eduardo (13), levando os bracarenses a ultrapassar o Benfica, garantindo para já a 3ª posição, dependendo o resto dos três jogos que se efectuam este quinta-feira, que juntam os pares Chaves-Feirense, Sporting-Belenenses e Aves-F.C. do Porto.

Nos marcadores, realce para Vinícius e Wilson Eduardo que, com 8 golos, se fixaram (ex-áqueo) no 3º lugar, enquanto Camacho (Nacional), subiu ao grupo dos homens com 5 tentos obtidos (11ºs).

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.