Quinta-feira 25 de Abril de 2024

A Beira Interior na Nauticampo, pela ACRA e ACCRBB

© JCMyro 2019

© JCMyro 2019

Os únicos representantes na Nauticampo, da Beira Interior, foram a  Associação Clube Raia Aventura e a Associação de Clubes de Canoagem da Região da Beira Baixa.

Participando neste certame, o maior salão nacional de desporto, lazer e aventura, de 20 a 24 de Fevereiro, a  Associação Clube Raia Aventura e a Associação de Clubes de Canoagem da Região da Beira Baixa, apresentaram as suas atividades nas diferentes vertentes.

Durante a Nauticampo foram desenvolvidas varias ações por estas duas entidades, destaque para apresentação de dois documentos, que são marcos nas áreas em que estão envolvidas.

© JCMyro 2019

© JCMyro 2019

O Roteiro de Escalada da Beira Interior, apresentado por Professor Mário Rebordão responsável pela secção de Escalada da Associação Clube Raia Aventura, que elaborou este roteiro.

“Ao elaborarmos este roteiro pretendemos criar um roteiro que fosse útil para todos os que gostam da escalada, divulgando as vias nos magníficos espaços existentes na nossa região, a Beira Interior”, disse Mário Rebordão, acrescentando que “com mais ou menos dificuldade, se levarmos as pessoas a ir até a Beira Interior, a nossa tarefa é um êxito… tecnicamente está tudo aqui, a indicação das vias e a sua classificação, na região dá para fazer a escalada simples como a pro, pode encontrar ias com classificações do Top (7C e 8)”.

A terminar os agradecimentos foram feitos aos municípios que se integraram e apoiaram este Roteiro, o do Fundão, Oleiros, Idanha-a-Nova e Proença-a-Nova, além do Turismo do Centro, IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude e FPME – Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada, feito pela RVJ editores.

© JCMyro 2019

© JCMyro 2019

Nuno Mateus, presidente da Associação de Clubes de Canoagem da Região da Beira Baixa, apresentou o documento desenvolvido por esta associação, “Descida do Zêzere – Riverbook”.

“O Rio Zêzere, é um dos cursos naturais nacionais, onde se pratica canoagem, este riverbook é uma “ferramenta” para auxiliar e facilitar todos praticantes a fazer uma navegação segura neste rio”, disse Nuno Mateus.

O projeto abrange inicialmente o troço de Silvares/Barroca do rio “mas pretende-se abranger outros troços deste mesmo rio e de outros rios, baseando-se na descrição e caracterização de uma forma homogénea das “dificuldades” que o rio apresenta.”

O presidente da Associação de Clubes de Canoagem da Região da Beira Baixa, Nuno Mateus, referenciou que este documento só foi possível graças ao apoio do Município do Fundão para além das Juntas de Freguesias de Silvares e Barroca, além do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, e da empresa Waterfall.

21fe_nauticampo_1001

© JCMyro 2019

21fe_nauticampo_1017

© JCMyro 2019

21fe_nauticampo_1032

© JCMyro 2019

21fe_nauticampo_1038

© JCMyro 2019

21fev_3028

© JCMyro 2019

21fe_nauticampo_1026

© JCMyro 2019

 

 

 

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.