Terça-feira 19 de Abril de 7588

EDP Meia Maratona de Lisboa à procura de recorde mundial

20ª Meia Maratona de Lisboa #Com o rol de inscritos fechados, por esgotamento de vaga, corre-se este domingo a 29ª edição especial e a mais ecológica de sempre.

Confirmam-se 35.000 participantes durante o fim de semana de 16 e 17 de Março, que contempla para além da EDP Meia Maratona de Lisboa, as provas: Mini Maratona Vodafone, Luso 7k, Mimosa Passeio da Família (prova para todas as famílias) e a EDP Mini Campeões (dedicada a crianças dos 6 aos 16 anos).

Para além do recorde de participação de corredores estrangeiros (7500), a EDP Meia Maratona de Lisboa procura recuperar o recorde do mundo da distância para Lisboa!

Uma das grandes novidades desta edição é o facto de todos os participantes contribuírem para reflorestação da Serra do Bussaco, em parceria com a Água de Luso. Por cada inscrição será plantada uma árvore na Serra do Bussaco.

A nata do meio-fundo mundial volta a reunir-se em Lisboa, e os atletas voltam a habilitar-se ao bónus de 50.000,00 euros, disponível para quem recuperar o recorde do mundo, para Lisboa., contando com um conjunto de atletas de enorme valia – 21 atletas com marcas até 61 minutos – destacando-se três que correram abaixo de 59 minutos, e mais cinco abaixo de uma hora, tudo em homens, enquanto em mulheres, o grupo também é impressionante, com 10 atletas com recordes pessoais abaixo de 70 minutos.

EDP-Mascul-16-3-2019-2Em masculinos, destacam-se o vencedor do ano passado, Erick Kiptanui (Quénia), na sua estreia, e ficou perto de baixar da uma hora! Ultrapassar essa barreira está nos planos do vencedor de 2013, Bernard Kiprop Koech, e ainda do também queniano Solomon Kirwa Yego, vencedor da meia maratona de Milão. Os três têm marcas abaixo dos 59 minutos e têm aqui uma grande oportunidade para ultrapassarem essa “fronteira”.

O etíope Mosinet Geremew, vencedor da maratona do Dubai em 2018, que tem a marca de 59.11 minutos, é outro dos atletas na primeira linha de favoritos, tal como os quenianos Micah Kogo, medalha de bronze nos 10.000 metros dos Jogos Olímpicos de 2008, que foi aqui segundo classificado em 2015, Bernard Kiprop Kipyego, vice-campeão mundial de meia maratona em 2009, e Simon Cheprot.

DR

DR

Em femininos, a queniana Vivian Cheruyiot, campeã olímpica de 5.000 metros e vice-campeã e medalha de bronze em mais três ocasiões, tri-campeã mundial de pista e campeã de corta-mato, que no ano passado venceu a maratona de Londres e que em 2017 esteve na EDP Meia Maratona de Lisboa, tendo-se classificado em segundo lugar, é a principal estrela da competição. Uma das razões que invoca para regressar é precisamente triunfar na capital portuguesa.

Para além dela destacam-se ainda as etíopes Gelete Burka, vice-campeã olímpica de 3000 m obstáculos, e Zeoneba Yimer, quinta no mundial de meia maratona e segunda na meia maratona Ras Al Khaimah, as quenianas Linet Masai, bronze nos 10.000 metros dos Jogos Olímpicos de 2008, terceira em Lisboa em 2016, e Veronica Nyaruai, vencedora da maratona de Chicago em 2018.

Uma nota ainda para a estreia da sueca Meraf Batha, especialista de distâncias mais curtas, sexta classificada nos 1500 m dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, campeã da Europa de 5000 m em 2014.

Entre os portugueses, destaque para os olímpicos Hermano Ferreira, várias vezes o melhor português nesta competição, Ricardo Ribas, Rui Pinto, campeão nacional e Rui Teixeira, que se sagrou campeão nacional de corta-mato no fim-de-semana passado.

Entre as portuguesas, destaque para as olímpicas e campeãs europeias Sara Moreira, Duce Félix e Jéssica Augusto.

A partida verificar-se-á pelas 10h30 deste domingo, na praça da portagem da ponte 25 de Abril, sendo a prova transmitida em directo pela RTP, pela RTP Internacional (para milhões de pessoas em todo o mundo) e pela RTP África para os PALOPS: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e St. Tomé e Príncipe – comunidade com mais de 200 milhões de pessoas. A chegada terá lugar na Praça do Comércio.

 

© 7589 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.