Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Olhar sobre o Europeu de Atletismo de Pista (Paris 2020), inaugurado em Berlim

Atl-EuroParis-22-3-2019A comissão organizadora do Europeu de Atletismo de Paris 2020 (pista) trouxe a sua filosofia – para inspirar o futuro – para a vida de hoje em Berlim, com a divulgação da identidade visual para a 26ª edição do evento continental.

A apresentação apresentou o logotipo que se tornará a assinatura do Campeonato Europeu ao ar livre, programado de 26 a 30 de agosto de 2020 no Estádio Charléty, em Paris. O logotipo combina a Torre Eiffel, o símbolo icónico de Paris, e uma pista de atletismo, trazendo para o futuro, a pista se desenrola dos pés da “Dama de Ferro” em direcção a 2020 e além e em seu caldeirão, iluminará a capital francesa em 2024 durante os Jogos Olímpicos.

O logotipo será o símbolo do Campeonato Europeu de Atletismo 2020, cuja identidade visual – festiva e dinâmica com suas cores brilhantes – dá vida à filosofia do evento: inspirar a nova geração, jovens atletas sonhando em participar dos Jogos Olímpicos de 2024, bem como entusiastas de desportos em geral.

André Giraud, Presidente da Federação Francesa de Atletismo e Presidente do Comitê Organizador de Paris 2020 salientou que “enquanto uma oportunidade para celebrar os atletas após os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, acima de tudo o Europeu de Paris 2020 abrirá um novo ciclo para o desporto francês, dos quais os Jogos Olímpicos de 2024 serão o destaque. Este logotipo representa perfeitamente essa energia, abrangendo os valores do atletismo, que queremos iniciar a partir de 2020. Esta energia unificadora será transmitida como legado, para que continue a crescer até 2024.”

A ideia é inspirar o amanhã compartilhando os sonhos e as emoções de hoje. “Através de sua estética e cores, este logotipo – e a identidade visual como um todo – tem um forte potencial e deve ressoar, particularmente entre um público jovem”, acrescentou Giraud. “Faz parte do nosso desejo abrir o atletismo para um público mais amplo. Organizando um festival de desporto em torno do atletismo e unindo gerações, esperamos contribuir para o desenvolvimento do primeiro desport olímpico e todo o desporte francês. A aldeia para os atletas, no coração de Paris, será gratuita, aberta a todos e onde as cerimónias de medalhas serão realizadas. Juntamente com a meia-maratona, eles são os símbolos do nosso desejo de fazer o atletismo brilhar fora do estádio para ganhar fervor popular ”.

Atl-EuroParis-Logo-2020As comunicações da comissão organizadora reflectirão em breve essa identidade visual, com o objectivo de mobilizar o maior número possível de pessoas, desde membros da Federação Francesa de Atletismo até famílias, incluindo todos os torcedores de grandes eventos. Os próximos passos foram dados com a abertura oficial da bilheteria do Europeu de Atletismo e o lançamento da campanha de recrutamento de voluntários.

Na preparação para Paris 2020, o comité organizador continuará a implantar ex-atletas franceses (Marie-José Pérec e Eunice Barber em breve acompanhados por Yohann Diniz) para promover o evento. Seu papel será essencial para consolidar o legado do evento, inclusive por meio de um programa de acções que visem promover os valores do desporto e incentivar as pessoas a praticá-lo.

O comité organizador também fez do desenvolvimento sustentável uma prioridade. A compactação dos locais (apenas 5 minutos a pé entre o Charléty Stadium e a Cité Universitaire, onde os atletas serão acomodados) permitirá uma redução na pegada de carbono do evento. Outras iniciativas ecologicamente responsáveis ​​serão realizadas para promover o transporte público para os espectadores.

Eco-responsável, inclusivo, participativo e popular: o Europeu de Atletismo de Paris’2020 pretende deixar um legado essencial para impulsionar o sucesso dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Esta será a 26ª edição do europeu, a primeira organizada na França desde 1938, terá como palco

o Charléty Stadium, com capacidade para 19.000 lugares, prevendo-se a presença de 1.400 atletas de 51 nações, a que se juntam mais um milhar de jornalistas.

Quanto a Portugal, aguarda-se saber quem serão os nossos representantes e os respectivos objectivos!

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.