Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Marcha com alterações ao programa: 10 e 30 km nos mundiais e nos Jogos olímpicos

arquivo

arquivo

A Associação Internacional das Federação de Atletismo (IAAF) divulgou que, por proposta do Comité de Marcha, foram discutidas na reunião do Conselho, alterações aos programas de provas dos Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos, no que às distâncias das provas de marcha concerne.

Assim, nos Campeonatos do Mundo de 2021, em Eugene (EUA), o Comité de Marcha propõe que sejam disputadas as distâncias de 20 km marcha e 30 km marcha, tanto para homens como para mulheres.

Em 2022, no Campeonato do Mundo por equipas, tal como nos Campeonatos posteriores, onde se incluem os Mundiais de Budapeste (2023) e os Jogos Olímpicos (Paris’2024), foram propostas as distâncias de 10 km marcha e 30 km marcha, tanto para homens como para mulheres.

A IAAF fez ainda saber que, em Dezembro de 2018, foi recomendado ao Comité Olímpico Internacional a inclusão da distância de 50 km marcha feminino no programa para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, não havendo ainda posição pública por parte do Comité Olímpico Internacional sobre esta recomendação.

Sabe-se que as atletas que tem como padrão participar nesta distância (50 km), mantém um braço de ferro com a IAAF, tendo “ameaçado” a Federação Internacional e o COI de recorrer aos tribunais internacionais para fazerem parar esta discriminação, contrária à igualdade do género.

A acompanhar esta alteração, a partir de 2021 será utilizada nas competições de IAAF um dispositivo tecnológico nas sapatilhas do atletas, que permitirá avaliar o cumprimento das regras associadas à progressão numa prova de marcha.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.