Segunda-feira 06 de Maio de 2024

CNID entrega Prémio Desportivismo

Trofeu_CNID_2018_V2O CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto decidiu instituir o Prémio CNID Desportivismo, que visa reconhecer os valores associados ao Fair Play, conformação às regras, respeito pelos adversários e pelos árbitros, competição sem doping, solidariedade, igualdade, fraternidade, excelência e alegria, com o fim de defender a Beleza do Desporto.

Assumindo a responsabilidade de contribuir para um melhor Desporto e um ambiente mais são nos locais de prática desportiva, o CNID pretende com este prémio apresentar à sociedade atitudes dignas de aplauso e desportistas de eleição, cujo comportamento merece ser apontado como exemplo.

O galardão é atribuído pela Direcção do CNID, a partir de propostas apresentadas pelos associados, e conta com a colaboração de uma Comissão de Apoio, formada por João Marreiros, doutorado em Desporto, José Carlos Lima, coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto, e Marina Guerra, jornalista do semanário Região de Leiria.

O prémio – que consta de troféu e diploma – é atribuído regularmente, com uma periodicidade até à mensal. O regulamento define que o galardão pode distinguir desportistas de qualquer modalidade e escalão, embora seja prioritariamente dirigido a jovens.

A cerimónia de apresentação nacional do Prémio CNID Desportivismo terá lugar esta terça-feira (dia 16), às 17h00, no Campo da Arregaça, em Coimbra. Na oportunidade será entregue o primeiro galardão, que distingue um jovem futebolista do Clube União 1919 (ex-Clube de Futebol União de Coimbra).

O primeiro premiado é Diogo Ventura que, num torneio de guarda-redes, escalão de iniciados, em que se classificaram para a final o guardião do Clube União 1919 e o guardião do Clube Desportivo do Luso.

Enquanto decorre a disputa pelo 3.º e 4.º lugares, o guarda-redes do CD Luso é acometido de doença súbita e transportado de imediato para o hospital. Fica assim impedido de discutir a final.

A situação levou a que o guarda-redes do Clube União 1919, Diogo Ventura, seja declarado vencedor.

O atleta, no entanto, recusa o triunfo, cedendo o lugar e o prémio ao colega que inesperadamente ficara impedido de competir.

Um gesto simples mas de grande significado e que, por certo, marcará a vida desportiva deste jovem.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.