Sexta-feira 29 de Março de 2024

Ultramaratonista João Netto distinguido pela Câmara Municipal de Lisboa

JoãoNetto-05-06-2019

DR

João Netto (47 anos), o ultramaratonista português que completou, nos primeiros meses deste ano, o World Marathon Challenge 2019 – 7 maratonas, em 7 continentes e em apenas 7 dias, foi alvo de uma homenagem por parte da Câmara Municipal de Lisboa, tendo tido a oportunidade de colocar a bandeira de Lisboa Capital Europeia do Desporto’2021 na prova realizada na Antártida.

O acto decorreu na Sala do Arquivo dos Paços do Conselho, uma das zonas nobres do edifício da edilidade alfacinha, que se encheu para reforçar a justeza da homenagem, tendo estado presente também o Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo.

“Devido à sua força de vontade e perseverança, correu as mais conceituadas e difíceis maratonas do mundo, em apenas seis anos, transportando consigo o nome de Portugal e, mais recentemente, também o de Lisboa, factos que a edilidade não podia deixar passar e claro, dando origem a esta cerimónia e homenagem justa ao ultramaratonista João Netto” – referiu João Pedro Monteiro, Director do Departamento de Desporto da Câmara Municipal de Lisboa.

Netto iniciou-se nas maratonas em 2013, correndo na maratona de Lisboa, fazendo a estreia no estrangeiro no ano seguinte na prova disputada em Sevilha.

Em 2015 “alongou” a sua actividade às ultramaratonas e, em 2017, aventurou-se a entrar em duas das mais duras provas de longa distância, que decorreram em condições extremamente adversas: North Pole Marathon e Antartic Ice Marathon.

Prosseguiu nas congéneres de Boston, Nova Iorque, Londres, Berlim, Chicago e Tóquio, concluindo as famosas seis estrelas da World Major Marathon.

Em Janeiro deste ano (2019), Netto concluiu a famosa e exigente World Marathon Challenge 2019, como se referiu, num total de 295 km, percorridos em 168 horas, com início em Novolazarevvskaya (Antártica), seguindo-se as cidade do Cabo (África do Sul), Perth (Austrália), Dubai (Ásia), Madrid (Europa), Santiago do Chile (América do Sul) e terminando em Miami (América do Norte), onde desfraldou a bandeira de Lisboa Capital Europeia do Desporo’2021.

Por este feito, passou a integrar os 139 membros que compõem o Marathon Grand Slam Club, que integra os corredores que completaram uma maratona ou mais em cada um dos 7 continentes e no Oceano Ártico (Polo Norte).

Daí a justeza da distinção atribuída pela Câmara Municipal de Lisboa a João Netto, que passou a fazer parte do restrito dos 142 cidadãos do mundo que cumpriram as 7 maratonas, em 7 dias, em sete continentes.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.