Quinta-feira 28 de Março de 2024

Jogos Europeus Minsk’2019 iniciaram-se esta sexta-feira

JEuropeus-21-06-2019Rui Baptista, no Tiro com Arco, foi o primeiro desportista português a entrar em acção nos Jogos Europeus Minsk’2019 (Bielorrússia), obtendo o 16º lugar – entre 16 participantes – na fase Open da competição, disciplina de compound, com um total de 678 pontos, notícia veiculada pelo Comité Olímpico de Portugal.

Baptista ficou emparelhado com o sérvio Ognjen Nedeljkovic, nas eliminatórias do próximo domingo. O adversário do português foi o melhor nas qualificações, com 708 pontos, à frente do líder do ranking mundial, o holandês Schloesser, que fez 707 pontos.

Para o representante português, “o Open teve alguns altos e baixos, entra do na segunda parte para tentar pegar nos momentos mais fortes e utilizá-los nas próximas eliminatórias, onde tentarei ir passo a passo até o mais longe possível”. No domingo, cada atleta disparará um conjunto de 15 flechas em cada eliminatória.

Depois das competições deste primeiro dia, esta sexta-feira, teve lugar a cerimónia de abertura deste evento de grande envergadura europeia, que foi muito aplaudida pelos espectadores que enchiam o recinto, ante a alegria dos atletas que desfilaram e dos actos que os antecederam.

Este sábado será um dia cheio para a formação nacional – que comporta 99 atletas em 13 modalidades – com a entrada em actuação de Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia (Ginástica Acrobática); Daniela Reis e Maria Martins (Ciclismo de estrada); Joana Castelão e João Costa (Tiro – prova de equipas mistas); e Catarina Costa, Maria Siderot, Joana Ramos, Mariana Esteves, Telma Monteiro, Gonçalo Mansinho, João Crisóstomo e Sergiu Oleinic (Judo).

Ana Rita Rodrigues, Inês Barros e João Paulo Azevedo (Tiro com Armas de Caça – prova individual); e Jieni Shao (Ténis de Mesa) também entram em competição.

Esta sexta-feira ficaram definidos os sorteios dos judocas que competirão no domingo e na segunda-feira. No domingo, Jorge Fernandes (-73kg) enfrentará F. Karapetian (Arménia); Nuno Saraiva (-73kg) ficará à espera do vencedor do combate G. Esposito (Itália)-A. Khomula (Ucrânia). Carlos Luz (-81kg) combaterá com A. Esposito (Itália) e Anri Egutidze aguarda o vencedor do confronto D. Szwarnowiecki (Polónia)-Aristos Michael (Chipre). Bárbara Timo (-70kg) defronta G. Willems (Bélgica).

Na segunda-feira, os combates dos atletas portugueses são os seguintes: Jorge Fonseca (-100kg)-L. Kunszabo (Roménia); Patrícia Sampaio (-78kg)-A. Babintseva (Rússia); Yahima Ramirez (-78kg)-A. Mazilou (Roménia); Rochele Nunes (+78kg)-M. Szigetvari (Hungria) e Tiago Rodrigues (-90kg)-A. Clerget (França).

Também os atletas portugueses do Ténis de Mesa que não competem no sábado ficaram já a conhecer os adversários dos próximos dias. No domingo, Fu Yu jogará, na terceira ronda, com a vencedora do confronto E. Hadziahmetovic (Birmânia)-R. Moret (Suíça).

Marcos Freitas, também no domingo, enfrenta o vencedor do jogo L. Pistej (Eslováquia)-H. Szochs (Roménia); e Tiago Apolónia aguardará o resultado de dois jogos: Y. Wang (Eslováquia)-Oostwouder (Holanda)/F. Karabaxhak (Kosovo).

Uma competição a seguir com atenção em relação aos atletas portugueses.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.