Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Dia Olímpico celebrou-se este domingo em Angra do Heroísmo

COP-DiaOlimopico-23-06-2019 (1)Em Portugal, o Dia Olímpico teve o centro das suas celebrações em Angra do Heroísmo (Açores), onde o Comité Olímpico de Portugal, em parceria com o Município local, desenvolveu acções, que envolveram os Ideais Olímpicos na Escola, levados a alguns estabelecimentos de ensino, a corrida do Dia Olímpico e o Encontro Anual de Escolinhas do Desporto, entre outras. Este domingo, a Praça Velha, em Angra do Heroísmo, foi o palco nacional das celebrações do Dia Olímpico, em Portugal.

Dia Olímpico celebrou o ser-se activo, vivendo os Valores Olímpicos da Excelência, do Respeito e da Amizade, na construção de um mundo melhor.

A este propósito, o Comité Olímpico Internacional divulgou informações que inspira a fazer actividade física e, este domingo, inaugurou a sua nova sede em Lausanne, Suíça.

O primeiro Dia Olímpico foi celebrado a 23 de Junho de 1948, depois da sua criação em 1947. Nessa ocasião, Sigfrid Edström, presidente do COI, transmitiu uma mensagem aos jovens.

Portugal, Grécia, Áustria, Canadá, Suíça, Grã-Bretanha, Uruguai, Venezuela e Bélgica organizaram então um dia olímpico.

O Dia Olímpico é hoje muito mais do que uma corrida ou apenas um evento desportivo. Com base nos três pilares “mexe-te”, “aprende” e “descobre”, os Comités Olímpicos Nacionais (CON) desenvolvem actividades desportivas, culturais e educacionais destinadas a todos – independentemente de idade, sexo, origem social ou habilidade desportiva.

Alguns países incorporaram o evento no currículo escolar e, nos últimos anos, muitos CON incluíram concertos e exibições na celebração.

Nas actividades mais recentes dos CON enquadram-se encontros de crianças e jovens com os melhores atletas de cada país.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.