Depois de uma estreia auspiciosa, com o triunfo da equipa de basquetebol (feminino) e de boas prestações dos ginastas Bernardo Almeida e Guilherme Campos, no segundo dia, esta quinta-feira, das Universíadas de Verão Nápoles’2019.
Entraram em cena os atletas-estudantes da natação, esgrima, judo e basquetebol, com destaque para as prestações de Ana Rodrigues e Francisco Quinta, que bateram os recordes pessoais e para a equipa feminina de basquetebol, que bateu a Roménia e continua invencível no grupo B.
Na natação, José Lopes foi 2.º na série nos 400 metros livres, com o tempo de 3.55,76, tendo ficado na 21.ª posição da classificação geral. Também a competir na manhã desta quinta-feira, na Piscina Scandone, esteve Francisco Santos, 2.º na série nos 100 metros costas, com 55,62 e um 19.º lugar na ordenação final da disciplina.
Alexandre Amorim foi 8.º da série nos 100 metros bruços com 1.04,00 (44.º na classificação geral) e Rita Frischknecht foi 7ª na sé
rie nos 200 metros costas com 2.16,88 (17.º na classificação geral). Batendo os recordes pessoais, Ana Rodrigues, 3.ª na série nos 50 metros mariposa (27,54) e 23.ª na classificação geral, e Francisco Quintas, 2.º na série nos 100m bruços com 1.01,84 (20.º na classificação geral), acabaram com nota positiva o desempenho na prova.
Em Mostra D’Oltremare, Pedro Silva (+90kg) e Guilherme Salvador (-90kg) estrearam-se com derrotas, ambas por ippon, frente ao romeno Mircea Alexandru Croitoru e ao alemão Falk Petersilka, respectivamente, não tendo entrado nas repescagens. Ambos voltam a competir no domingo, desta feita por equipas.
Em Salerno, Portugal esteve representado por Nicolás Matias na esgrima. O português do sabre venceu quatro dos seis duelos e passou a fase de poules com quatro vitórias e duas derrotas. Na fase de eliminação directa perdeu 15-9 com o russo Artem Tselyshev.
A equipa feminina de basquetebol mostrou superioridade no Palajacazzi, em Caserta, frente à equipa da Roménia ao vencer por 69-32 (16-6, 9-10, 23-6 e 21-10) e segue para o jogo com a Rússia (esta sexta-feira, às 12 horas de Portugal) com duas vitórias consecutivas.
Entretanto, chegou esta quinta-feira a Nápoles a comitiva de taekwondo, composta por oitos estudantes-atletas. O grupo, que tem como treinadores Joaquim Peixoto e Sérgio Ramos, seguiu para Caserta, onde compete decorre a competição da modalidade.
No terceiro dia (esta sexta-feira) de competição são chamados a representar Portugal pela primeira vez na universíada as modalidades de ténis e voleibol, prosseguindo as competições na esgrima, natação, ginástica artística, basquetebol e judo.
