Terça-feira 20 de Agosto de 2019

Portugal a uma vitória da final do World Rugby U20 Trophy

Fotojump

Fotojump

A Seleção Nacional de Sub-20 conseguiu neste sábado mais uma importante vitória, com ponto de bónus ofensivo, no World Rugby U20 Trophy.

Em São José dos Campos, contra o Canadá, Portugal marcou seis ensaios, por Raffaele Storti (2), Rodrigo Bento, André Gouveia, Rodrigo Marta e Francisco Rosa, na segunda jornada do Grupo B. Com uma penalidade pontapeada por Jerónimo Portela, Portugal inaugurou o marcador aos quatro minutos, no entanto, o poderio físico do Canadá rapidamente se fez sentir com um ensaio transformado aos sete minutos. Em desvantagem (3-7), os Lobos sub-20 conseguiram dar a volta ao resultado aos 15 minutos de jogo, com um ensaio de Raffaele Storti após passe de Jerónimo Portela (10-7) e novamente aos 26 minutos, colocando os portugueses na frente por 17-7 (Portela foi certeiro na transformação de ambos os toques de meta).

Contudo, a avançada canadiana continuou a pressionar e a equipa portuguesa sofreu novo ensaio aos 37 minutos saindo para o intervalo com uma vantagem apertada de três pontos.

A segunda parte começou novamente com penalidade marcada por Jerónimo Portela seguido do segundo ensaio de Raffaele Storti (27-15), mas o Canadá continuou a não dar descanso aos portugueses e aos 58 minutos voltou a chegar à área de validação nacional: 27-21.

A partir dos 63 minutos a Seleção lusa acelerou o ritmo e André Gouveia, seguido de Rodrigo Marta (69’) asseguraram o ponto de bónus e mostraram a excelente capacidade ofensiva portuguesa. Com um dos ensaios transformados e mais uma penalidade marcada por Jerónimo Portela, Portugal colocou fim às expectativas canadianas num triunfo: 42-21.

A cinco minutos do final da partida, tempo ainda para um último toque de meta de Francisco Rosa, transformado por Jerónimo, que fixou o resultado em 49-21, garantindo a importante vitória. No rescaldo do jogo, o Selecionador Luís Pissarra mostrou-se orgulhoso da prestação da sua equipa, pois “souberam sofrer e matar quando tinha de ser”, realçando a “capacidade defensiva e a união do grupo”. “A capacidade de sofrimento na defesa e frieza para marcar com pouca posse de bola marcam este jogo”, concluiu.

A Seleção Nacional volta a jogar no Grupo B na próxima quarta-feira, defrontando às 18h00 o Tonga, num jogo que vai decidir a equipa que vai disputar a final do World Rugby U20 Trophy.

XV de Portugal:  1. David Costa; 2. Rodrigo Bento (5); 3. Duarte Conde; 4. Helano Alberto; 5. Martim Belo; 6. Manuel Maia; 7. Manuel Pinto; 8. José Roque ©; 9. Joaquim Félix; 10. Jerónimo Portela (3+3+3+2+2+2+2+2); 11. Francisco Salgado; 12. José do Carmo; 13. Rodrigo Marta (5); 14. Raffaele Storti (5+5); 15. Simão Bento.

Suplentes: 16. Márcio Pinheiro; 17. António Cunha; 18. Frederico Simões; 19. André Gouveia (5); 20. José Madeira; 21. Sebstião Silva; 22. Pedro Lucas; 23. Tomás Lamboglia; 24. João Vieira; 25. José dos Santos; 26. Francisco Rosa (5).

Após a segunda jornada a classificação está assim:

1º Portugal – 10 Pts

2º Tonga – 10 Pts

3º Canadá – 2 Pts

4º Hong-Kong – 0 Pts

 

 

© 2019 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.