Sexta-feira 26 de Abril de 2024

COP iniciou a “contagem decrescente” para a Olimpíada de Tóquio’2020

COP

COP

O Comité Olímpico de Portugal, aproveitou a beleza dos Montes Claros para iniciar, a 366 dias do início da cerimónia de abertura, a caminhada para os Jogos Olímpicos de Tóquio’2020, momento assinalado na presença do embaixador do Japão em Portugal, Jun Niimi, do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, de representantes das federações desportivas, treinadores e atletas.

“Os Jogos Olímpicos são mais do que um acontecimento desportivo, são uma oportunidade para juntar países, culturas, gastronomias, diplomacias, de modo a afirmarem-se num mundo cada vez mais global”, sublinhou o presidente do COP, José Manuel Constantino, reforçando que o objectivo da presença em Tóquio 2020 “é projectar Portugal.”

A assinatura do protocolo entre o COP e a Marinha Portuguesa, que permitirá ter a Sagres, Navio da República Portuguesa (NRP), ancorada em Tóquio durante um período dos Jogos Olímpicos, para repetir a experiência, esplêndida, verificada no Rio 2016, de funcionar como Casa de Portugal, foi apontada por José Manuel Constantino como um passo estratégico para a projecção do País. “Que este seja um momento inspirador”, desejou o presidente do COP.

O embaixador do Japão, Jun Niimi, sublinhou o trabalho desenvolvido “arduamente” pelo Japão, para acolher pela segunda vez em Tóquio os Jogos Olímpicos, depois da estreia em 1964. “Ficaremos felizes se os visitantes puderem conhecer a cultura e a tecnologia do nosso país”, disse Jun Niimi, reforçando a visão que preside à organização dos Jogos Olímpicos no Japão: “O desporto deve ter o poder de mudança no Mundo.”

Jun Niimi considerou os Jogos Olímpicos “um momento especial” para Portugal e Japão também pelo facto de se comemorarem 160 anos sobre o estabelecimento de relações diplomáticas entre ambos. “Desejo que seja mais uma oportunidade para manter o exceloente relacionamento entre os dois países”, concluiu o embaixador da terra do Sol Nascente.

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, deixou um desafio na audiência onde estavam atletas, treinadores e representantes das federações desportivas: “O prazer e a ambição de representar Portugal têm de ser projectados internacionalmente”, tendo apelado também aos meios de comunicação social para acompanharem este desejo. No final da sua intervenção fez um agradecimento dirigido em especial aos atletas: “Obrigado por todo o trabalho feito e por projectarem Portugal de forma limpa.”

O director do Departamento de Missões e Preparação Olímpica do COP, Marco Alves, que em Tóquio 2020 será o chefe de missão, sublinhou que, apesar de se estar a assinalar os 366 dias para Tóquio 2020, “o nível dos atletas exige esforço, trabalho, dedicação de mais do que um ano”, tendo reforçado que “é necessário ser-se excepcional.”

A comitiva lusa conta, n este momento, com 13 atletas apurados – de acordo com as normas definidas pelo Comité Olímpico Internacional, sendo cinco do atletismo e da natação, um do ténis de mesa e dois da vela, assim distribuídos:

Atletismo – Carla Salomé Rocha (Maratona) com o tempo 2.24.47; João Vieira (50 km Marcha), com 3.46.38; Pedro Pablo Pichardo (Triplo), com 17,47; Patrícia Mamona (Triplo), com 14,37 e Evelise Veiga (Triplo), com 14,32.

Natação – Ana Catarina Monteiro (200 metros mariposa), com 2.08,40; Gabriel Lopes (200 metros estilos) com 1.58.59; Alexis Santos (200 metros estilos), com 1.58,19; Diana Durães (1.500 metros livres), com 16.31,16 e Tamila Holub (1.500 metros livres), com 16.20,51.

Ténis de mesa – Fu Yu (singulares)

Vela – José Costa e Jorge Lima, classe 49 er.

O chefe de missão para Tóquio 2020 apontou os desafios que Tóquio 2020 colocará aos competidores portugueses, ao nível da temperatura, da humidade e também da cultura, mas deixou uma garantia: “Acredito que a 24 de Julho de 2020 estaremos preparados.”

Seguiu-se a assinatura do protocolo entre o COP e a Marinha Portuguesa, que permitirá ter o NRP Sagres em Tóquio como Casa de Portugal.

O chefe de Estado Maior da Armada, almirante Mendes Calado, explicou que a presença do emblemático navio português no Japão “está inserida na quarta volta que faz ao Mundo, desta vez para assinalar os 500 anos da viagem de circum-navegação empreendida por Fernão Magalhães, acrescentando que “serão 371 dias para valorizar a imagem do nosso país e honrar o legado que deixámos ao Mundo. Unir povos e culturas foi a vontade de Fernão Magalhães, motivos que possam servir de inspiração aos nossos atletas.”

A Cosmos Viagens, representada pelo administrador João Matias, apresentou as soluções de viagem e hospitalidade disponíveis para os Jogos Olímpicos, na qualidade de agência oficial do COP e de revendedora oficial de bilhetes para as competições, em Tóquio 2020.

A Saúde Prime, parceira do COP na área da responsabilidade social, que assegura planos de saúde aos atletas olímpicos, lançou o #movimentoEquipaPortugal, que tem por objectivo de “tornar os portugueses mais saudáveis através da prática de desporto”.

A administradora da Saúde Prime, Solange Gregório, introduziu o Plano Relax, lançando um desafio: “Vamos convidar as pessoas a fazer quilómetros.” No fim estará em causa a oferta de uma viagem a Tóquio 2020.

A um ano do início dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, momento verdadeiramente fundador é o lançamento da loja online do COP.

A solução tecnológica é assegurada pela Promo e a linha de produtos de “merchandising” do COP, vocacionada para Tóquio 2020, está a cargo da Scoop, uma empresa portuguesa com experiência no fornecimento de produtos para as ligas norte-americanas de basquetebol e futebol, NBA e NFL, já responsável pelos trajes usados pela Missão Portuguesa presente nos Jogos Olímpicos de inverno PyeongChang 2018.

Os atletas Patrícia Mamona (Atletismo), Evelise Veiga (Atletismo), Melanie Santos (Triatlo), Paulo Conceição (Atletismo), David Varela (Canoagem) e Rui Bragança (Taekwondo) tornaram-se os protagonistas do evento quando, lado-a-lado com modelos profissionais, vestiram algumas das roupas a partir de agora em comercialização e as mostraram à audiência.

João Rodrigues, presidente da Comissão de Atletas Olímpicos e atleta português com mais participações em Jogos Olímpicos (sete) falou à audiência antes do momento mais aguardado, quando o relógio marcou o meio-dia e faltou exactamente um ano para o arranque oficial dos Jogos Olímpicos, acto brindado com espumante dos Vinhos da Bairrada, parceiro oficial do COP.

Agora é esperar que os nossos atletas consigam obter as marcas mínimas regulamentadas para Portugal, para que Portugal também possa cumprir com o contrato-programa assinado com o governo, que é de apresentar em Tóquio entre 70 a 80 atletas (sabendo-se já que o futebol voltará a não estar representado), ter dois atletas no pódio, 12 presenças nos primeiros oito lugares e 26 outros a classificarem-se até ao 16º lugar.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.