Sábado 20 de Abril de 2024

Dragão Gustavo Veloso comanda pelotão da Volta a Portugal

DR / Podi1

DR / Podi1

Além do dorsal número 1, de Gustavo Veloso, a lista de pré-inscritos para a 81ª Volta a Portugal Santander, que se inicia esta quarta-feira com o contra-relógio em Viseu, foi divulgada esta terça-feira como nome de todos os participantes.Na reunião do Colégio de Comissários que, como sempre, acontece na véspera de começar a prova, foram confirmadas as 19 equipas anteriormente anunciadas.

À excepção da colombiana Medellin, que alinha com seis elementos, os restantes conjuntos apresentam-se com sete homens, o número máximo permitido pela UCI União Ciclista Internacional, o que perfaz um grupo de 132 elementos.

Nas últimas horas, a formação irlandesa Evo Pro Racing que tinha “a Portuguesa” como um dos principais objectivos do ano anunciou que não poderá participar devido a constrangimentos de última hora, como referiu o director geral da equipa, Patrick John Nolan, justificando que “fomos atingidos por uma vaga sem precedentes de doenças e lesões que não se reabilitam tão depressa e a equipa ficou depauperada”.

Nolan agradeceu ainda a confiança que a Podium, empresa que organiza a prova, depositou no conjunto irlandês, tendo concluído que “reconhecemos a oportunidade que nos deram, mas com a equipa tão debilitada não poderíamos honrar a participação nesse evento tão prestigioso.”

O vencedor da edição 2018, Raul Alarcón, da W52-FC Porto, não vai participar este ano pois está a recuperar de uma lesão, na sequência de um acidente durante o Grande Prémico Abimota, sendo substituído nas fileiras da equipa; por Gustavo Veloso, que venceu a prova em 2014 e 2015.

A grande partida da competição ciclista vai acontecer em Viseu, como se referiu, e estende-se até 11 de agosto quando terminar no Porto.

Oscar Sevilla, da equipa Medellin, é o corredor mais experiente na 81ª Volta a Portugal Santander. O espanhol veterano vai completar 43 anos em Setembro, enquanto o mais jovem no pelotão é o português Pedro Miguel Lopes, da Oliveirense-InOutBuild, que completou há poucos dias 20 anos e que se estreia na Volta a Portugal em Bicicleta. Na equipa de Oliveira de Azeméis existem outros dois corredores com a mesma idade.

Parceira desde sempre da Volta a Portugal, a RTP será, uma vez mais, a estação oficial da competição acompanhando com uma vasta equipa todas as frentes do evento. Só na vertente competitiva, a Rádio e Televisão de Portugal mobilizou quase uma centena de profissionais.

Esta terça-feira, as 19 formações participantes desfilaram no programa “Há Volta” na Apresentação Oficial de Equipas, emissão feita em directo a partir do centro de Viseu.

A partir desta quarta-feira, os actores vão começar a actuar neste palco maravilhoso que é Portugal, pequenino em tamanho mas muito grande em alma, honrando sempre os antepassados que, como o Rei D. Afonso Henriques – independentemente das “quezílias” com sua mãe D. Urraca – levantou a sua espada para começar a garantir a independência de um Portugal, hoje, cada vez mais cosmopolita e atraente, desportivamente considerado em todo os Continentes através dos feitos alcançados por outro Rei (Carlos Lopes) e outras Rainhas (Rosa Mota e Fernanda Ribeiro), os três atletas que ostentam, orgulhosamente, a medalha de ouro de campeões olímpicos.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.