Terça-feira 23 de Abril de 2024

Portista Samuel Caldeira começa de amarelo por meros centésimos

81ª Volta a Portugal Santander 2019Não é assim tão raro um ciclista ganhar uma prova pelo (por norma os minutos e os segundos chegam) desempate a centésimos, mas a verdade é que o portista Samuel Caldeira teve de esperar até final da corrida de abertura da 81ª Volta a Portugal Santander para ser declarado vencedor, com o tal factor “centesimal” a surgir, porquanto no mesmo segundo completaram três corredores.

Foi um Samuel Caldeira tranquilo e paciente que aguardou o final do Prólogo de Viseu para depois, confirmado o melhor registo nos seis quilómetros, rasgar um enorme sorriso de vencedor.

Caldeira esteve sentado na cadeira reservada ao corredor com a melhor marca durante bastante tempo, uma vez que foi dos primeiros a fazer o percurso. Quando o companheiro de equipa na W52-FC Porto, Gustavo Veloso, o último na estrada, cruzou a linha de chegada estava resolvido o impasse e encontrado o primeiro vencedor da Volta’2019.

Atrás de Samuel Caldeira terminou um suíço, Gian Friesecke, e o espanhol Gustavo Veloso. Os três fizeram 7.28 com uma média “voadora” que ultrapassou os 48 Km/h.

O percurso escolhido para esta luta contra o cronómetro repetiu o trajecto estreado em 2015, com um traçado maioritariamente plano e com bom asfalto. As zonas técnicas do contra-relógio estavam nas curvas estreitas e no tapete empedrado da zona história de Viseu, com muitos entusiastas a aplaudir efusivamente a passagem dos 131 participantes.

Neste início de Volta a nota dominante, para além do triunfo do “sprinter” da W52-FC Porto, é a liderança colectiva da equipa azul e branca para a qual contribuiu o facto de terminar o Prólogo com três homens nas cinco primeiras posições.

No quarto lugar está o francês Thibault Guernalec (7.29) e no quinto posto outro ciclista do W2/F.C.Porto, António Carvalho, com 7.32.

Na classificação colectiva, o Porto já lidera, com um total de 22.28, à frente dos suíços do Swiss Race Academy (22.40), seguindo-se a portuguesa EFAPEL (22.53), a francesa do Arkea Samcic (23.00), a espanhola do Euskadi Murias (23.03) e do Sporting/Tavira (23.19).

No primeiro de Agosto, esta quarta-feira, lugar à primeira etapa da 81ª Volta a Portugal Santander, que apadrinha a estreia de Miranda do Corvo na principal prova do ciclismo português, onde se abrirão as “hostilidades” em relação aos melhores preparados para discutirem as classificações das várias camisolas em disputa.

Os candidatos e os trepadores hão-de ficar alerta logo nos primeiros quilómetros na Serra da Lousã onde está uma contagem de primeira categoria. O percurso acidentado de 174,7 kms passa ainda por Alvaiázere e Pombal até chegar a Leiria, cidade que já foi final de etapa por 18 vezes e que, ao final da tarde desta quinta-feira, estará de braços abertos para receber o pelotão da 81ª Volta a Portugal Santander.

A Volta’2019 decorrerá até ao dia 11 de Agosto, tendo a chegada marcada para a cidade do Porto, com a realização do tradicional contra-relógio individual – com partida em Vila Nova de Gaia – para decisão final (se for caso disso), com uma distância de 19,5 km.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.