Sábado 27 de Abril de 2024

Amarela muda de corpo mas não de clube

PODIUM/ Paulo Maria / INTERSLIDE

PODIUM/ Paulo Maria / INTERSLIDE

Na etapa mais longa desta 81ª Volta a Portugal Santander, os participantes na ligação entre a Marinha Grande e Loures tiveram uma pequena “surpresa” nos últimos metros, porquanto, depois de rolarem a maior parte do tempo, tiveram que subir “serra” acima desde da EN1 até ao cume do Bairro de Santo António dos Cavaleiros.

Nesses mil metros de subida é que se decidiu a classificação final nesta segunda ronda da grande pedalada “portuguesa”, com o espanhol Mikel Aristi a cortar a meta no tempo de 4.50.05, apenas com um segundo de vantagem sobre o português Luís Mendonça, o que levou o ciclista da Euskadi Murias a subir ao segundo lugar da geral.

Enquanto isso, Gustavo Veloso (W52-FC Porto) é o novo comandante depois do final de uma etapa particularmente dura com os derradeiros mil metros, sempre em plano inclinado, no bairro que provocaram diferenças de tempo e seleccionaram os mais fortes.

Depois do corredor basco cruzou a linha de meta Luís Mendonça (Radio Popular-Boavista) que tinha apostado bastante no triunfo nesta 2ª etapa e Veloso foi o terceiro, a três segundos do vencedor, margem suficiente para passar a liderar a Volta’2019, trepando automaticamente para a liderança da prova em troca com o companheiro de equipa Samuel Caldeira.

O triunfo nesta mais longa etapa possibilitou a Mikel Aristi subir ao segundo degrau da classificação geral, a três segundos, e Joni Brandão passou a ocupar o terceiro posto com sete segundos de desvantagem.

A festa em Loures foi rija no final da etapa a comemorar o regresso da autarquia à Volta, tal como acontecera de manhã à partida. Interrompido o ciclo de afastamento, a cidade vidreira vibrou com este regresso e o verdejante Parque da Cerca, onde foi montada a partida da 2ª etapa, ficou mais colorido. O sol envergonhado na Marinha não afectava a moral para a etapa que estava pela frente.

Os 20 graus de início convidavam a um bom ritmo e, logo à saída da cidade, surgiu a primeira tentativa de fuga, com um quarteto que procurava protagonismo na longa distancia do dia. Conseguiu-o, mas com o pelotão atento a deixar a desvantagem chegar apenas aos dois minutos.

Dos quatro homens – dois bascos, um angolano e um venezuelano -, este último, Leangel Liñarez, estreante em Portugal pela Miranda-Mortágua, foi quem mais amealhou porque venceu as três Metas Volantes.

A faltarem menos de 50 quilómetros para a chegada e com o quarteto já desafinado por vontade do pelotão, a música foi outra. Com o fim da fuga sucederam-se outros rostos contra o vento da região saloia, mas Loures estava à vista e a decisão da etapa ia acontecer na inclinação do derradeiro quilómetro em St. António dos Cavaleiros.

A classificação da etapa foi a seguinte:

1.Mikel Aristo (Euskadi Murias – Espanha), 4.50.05; 2. Luís Mendonça (Radio Popular/Boavista), a um segundo; 3. Gustavo Veloso (W52/FCPorto), a 3 segundos; 4. Joni Brandão (EFAPEL), m.t.; 5. Vicente de Mateus (Aviludo/Louletano), m.t.; 6. Daniel Mestre (W52/Porto), m.t.; 7. Edgar Pinto (W52/Porto), m.t.; 8. Marco Tizza (Prodir/Lituânia), m.t.; 9. Alejandro Marque (Sporting/Tavira), m.t.; 10. João Rodrigues (W52/Porto), a oito segundos.

Classificação geral:

1.Gustavo Veloso (W52/Porto), 9.44.43; 2. Mikel Aristi (Euskadil Murias-Espanha), a três segundos; 3. Joni Brandão (EFAPEL), a sete segundos; 4. Daniel Mestre (W52/Porto), a oito segundos; 5. Vicente de Mateos (Aviludo/Louletano), a nove segundos; 6. Alejandro Marque (Sporting/Tavira), a onze segundos; 7. António Carvalho (W52/Porto), a onze segundos; 8. Edgar Pinto (W52/Porto), a doze segundos; 9. João Rodrigues (W52/Porto), a catorze segundos; 10. Óscar Sevilla (Medellin/Colmbia)^, a 17 segundos.

Por equipas, liderança já é do W52/Porto, com 29.14,13; seguida da EFAPEL, a 51 segundos; Radio Popular/Boavista, a 1.44, tal como o Sporting/Tavira; Medellin/Colômbia e Caja Rural/Seguros RGA, ambas a 1.50.

Na classificação por pontos (Camisola Rubis Gás) liderança para o italiano da Amor & Vita, com 40 pontos, os mesmos que o português Daniel Mestre (W52/porto).

Na Montanha (Camisola Liberty Seguros), comanda Gaspar Gonçalves (Miranda/Mortágua), com 27 pontos.

No Combinado (Camisola KIA), Daniel Mestre lidera com 13 pontos, seguindo-se o espanhol Mikel Aristi (Euskadi Murias), com 14.

Na Juventude (Camisola Jogos Santa Casa), o primeiro é o espanhol Urko Berrade (Euskadi Murias), com 9.45.14, à frente do francês Thibault Guernalec (Ankia Samsic), com 9.45.20.

Este sábado será feita a ligação entre Santarém e Castelo Branco, na distância de 194,1 km, no que será a terceira etapa, desta vez recheada com três Metas Volantes (Alpiarça, Abrantes e Viva Velha de Ródão) e quatro contagens para o Prémio de Montanha: Penhascoso (4ª). Gavião (3ª), Serra de S. Miguel (4ª) e Retaxo-Cebolais de Cima (4ª).

Uns altos e baixos que poderão ter alguma influência no desenrolar dos acontecimentos.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.