Segunda-feira 18 de Abril de 2777

Gustavo Veloso “mais” Amarelo na Covilhã

PODIUM/ Paulo Maria / INTERSLIDE

PODIUM/ Paulo Maria / INTERSLIDE

O portista Gustavo Veloso – que nem tinha “passaporte válido” para participar na 81ª Volta a Portugal Santander, saltou da para a ribalta logo a partir das primeiras pedaladas e, quatro dias passados, reforçou o comando da competição, depois da chegada à Covilhã, etapa onde deu “show” ao ensaiar uma tentativa de fuga nos últimos quilómetros.

Não foi mais do uma “falsa questão” porquanto o “plano” era a equipa dominar a etapa, ajudar o Veloso e tentar ganhar a etapa em favor do líder. Tudo deu certinho e Veloso aumentou a vantagem.

João Rodrigues confirmou-se, este domingo, no alto da Torre, no final da Etapa Rainha da 81ª Volta a Portugal Santander, com o algarvio de 24 anos a “disparar” a 200 metros do ponto mais alto de Portugal Continental para vencer a 4ª etapa, dando à W52-FC Porto mais uma vitória.

“Do sonho à realidade vai uma longa distância e é, sem dúvida, a vitória mais importante da minha ainda curta carreira”, declarou um ainda incrédulo João Rodrigues, impressionado com o próprio desempenho e com todas as atenções em seu redor no final da etapa. Com este triunfo o trepador azul e branco subiu ao segundo lugar da classificação geral.

Para a equipa que tem dominado a Volta, o dia não podia ter sido melhor ao fazer uma “dobradinha”: atrás de Rodrigues terminou Gustavo Veloso. O espanhol ganhou tempo aos principais adversários e reforçou a Camisola Amarela. São 13 segundos de vantagem sobre o companheiro de equipa e 20 sobre o compatriota Vicente Garcia de Mateos (Aviludo-Louletano). Joni Brandão (Efapel) perdeu 5 segundos na Torre e está na quarta posição a 27 segundos.

O final dos 145 quilómetros da 4ª etapa foi discutido entre uma dúzia de corredores, que se destacou do pelotão depois da passagem na Covilhã. Primeiro foram os homens de Loulé a dar o mote para a subida, a Rádio Popular-Boavista também tentou a sorte mas, no fim, a discussão da etapa ficou resumida aos homens do Porto e da Efapel.

O pelotão partiu para a Etapa Rainha da vila de Pampilhosa da Serra que se estreou na Volta. O líder saiu com três segundos de vantagem sobre o mais directo adversário, diferença mínima num dia de alterações substanciais na classificação atendendo às características montanhosas da etapa.

O início foi logo a subir e, mal baixou a bandeira vermelha que habitualmente dá a partida real, Luís Gomes (Radio Popular-Boavista) deu uma sapatada que o destacou do pelotão levando atrás de si outros homens para a fuga. Ainda que a história da corrida da Covilhã para a frente fosse outra, até à cidade neve o destaque entre os fugitivos foi todo para o corredor axadrezado porque venceu as quatro contagens para o Prémio de Montanha. Independentemente destes resultados, o basco Peio Goikoetxea (Equipo Euskadi) mantém a Camisola Azul Liberty Seguros de melhor trepador.

Antes do dia de descanso, os derradeiros 158 quilómetros da fase inicial da prova vão começar, esta segunda-feira, em Oliveira do Hospital. Subir continuará a ser a palavra de ordem, uma vez que parte da 5ª etapa será feita nas faldas da vertente norte da Estrela. No fim, as dificuldades da ascensão à Guarda, a cidade mais alta de Portugal, deve deixar o pelotão ainda com mais expectativas sobre o dia de repouso.

Resultados da etapa deste domingo:

1.João Rodrigues (W52/Porto), 4.20.26; 2. Gustavo Veloso (W52/Porto), a 1 segundo; 3. Joni Brandão (EFAPEL), a cinco segundos; 4. Henrique Casimiro (EFAPEL), a 5 segundos; 5. Vicente de Mateos (Aviluda/Louletano), a 12 segundos; 6. Cristhian Montoya (Medellin/Colômbia), a 18 segundos; 7. Luís Fernandes (Aviludo/Louletano), a 20 segundos; 8. João Benta (Radio Popular/Boavista), a 20 segundos; 9.David Rodrigues (Radio Popular/Boavista), a 23 segundos; 10. Frederico Figueiredo (Sporting/Tavira), a 27 segundos.

Classificação geral:

1.Gustavo Veloso (W52/Porto), 19.16.57; 2. João Rodrigues (W52/Porto), a 13 segundos; 3. Vicente Garcia de Mateos (Aviludo/Louletano), a 20 segundos; 4. Joni Brandão (EFAPEL), a 27 segundos; 5. Henrique Casimiro (EFAPEL), a 40 segundos; 6. João Benta (Radio Popular/Boavista), a 1.06; 7. Edgar Pinto (W52/Porto), a 1.07; 8. David Rodrigues (Radio Popular/Boavista, a 1.08; 9. Cristhian Montoya (Medellin-Colômbia), a 1.18; 10. Luís Fernandes (Aviludo/Louletano), a 1.26.

 

Geral por equipas: 1. W52/Porto, com 57.51.49; 2. Radio Popular/Boavista, a 2.56; 3. EFAPEL, a 6.02; 4. Aviludo/Louletano, a 11.10; 5. Sporting/Tavira, a 11.25.

Geral por pontos (Camisola Rubis Gás): 1. Daniel Mestre (W52/Porto), 81; 2. August Jensen (Israel Academy), 52; 3. Mikel Gardoki (Euskadi Murias), 50.

Geral Montanha (Camisola Liberty Seguros): 1. Peio Goikoetxea (Euskadi Murias), 31; 2. David Ribeiro (LA Alumínios), 31; 3. Gaspar Gonçalves (Miranda/Mortágua), 30.

Geral Combinado (Camisola KIA): 1. Gustavo Veloso (W52/Porto), 13; 2. Vicente Rubio (Aviludo/Louletano), 25; 3. João Rodrigues (W52/Porto), 26..

Geral Juventude (Camisola Jogos Santa Casa): 1. Emanuel Duarte (LA Aluminios), 19.22.53; 2. Urko Fernandez (Euskadi Murias), com 19.23.47; 3. Unai Cuadrado (Euskadi Murias), 19.24.00.

 

© 2777 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.