Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Bárbara Timo ou a prata que iluminou Portugal no mundial de Judo

Mayorova Marina / IJF

Mayorova Marina / IJF

Bárbara Timo (- 70 kg) entrou para a história dos grandes judocas portugueses ao conquistar a medalha de prata no mundial de Judo, que decorre em Tóquio.

Com uma prova “limpa” dentro do grupo onde estava integrada, Bárbara somou quatro triunfos consecutivos (três por ippon e um por waza-ari), chegando às meias-finais já com uma medalha ao peito.

Impulsionada pelos resultados obtidos e com o apoio da restante comitiva lusa, Bárbara empolgou-se e venceu a francesa Margaux Pinot (ippon), garantindo desde logo a medalha de prata, ainda que faltasse o combate da final.

Por um ou outro motivo (cansada pelo esforço feito para chegar até aí ou por sentir que podia ir ao ouro, pese embora a ansiedade criada) Bárbara não conseguiu vencer a nova campeã mundial, a também francesa Marie Eve Gahie, com quem perdeu por ippon.

Fica o sabor “amargo” de não ter chegado ao título, que era um excelente prémio, mas ficou o “doce” gosto de dar uma “sapatada” na menos conseguida exibição global da representação nacional, o que pode ser um excelente tónico

Psicológico para os restantes combates que ainda faltam até domingo.

Esta sexta-feira, os olhos estão colocados nas exibições de Patrícia Sampaio e Yahima Ramirez (- 78 kg) e Jorge Fonseca (- 100 kg).

E uma nova medalha não está fora das cogitações de toda a comitiva.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.