Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Emanuel Duarte é líder na Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros

PODIUM / Paulo Maria

PODIUM / Paulo Maria

Iniciou-se esta quinta-feira a 27ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros com o triunfo de Emanuel Duarte, que chegou isolado à Sertã, no que foi a primeira etapa.

Aproveitando o bom momento de forma que ainda lhe resta de agosto quando foi o vencedor do Prémio da Juventude na Volta a Portugal dos profissionais, o corredor da LA Alumínios/ LA Sport juntou à Camisola Amarela o símbolo de líder dos Pontos, Camisola Branca Kia, e a distinção para o “Rei dos Trepadores” que nesta prova é representado pela Camisola Castanha Delta Cafés.

Emanuel Duarte ganhou os 115 quilómetros da etapa discutida em formato de circuito com 44 segundos de vantagem sobre um grupo constituído pelos homens que o acompanharam na fuga que vingou pouco antes do meio da tirada.

«Foi um pequeno contra-relógio até à meta”, explicou o vencedor que conseguiu escapar na subida para a última contagem de montanha. “A parte final foi dura. Era um terreno muito sobe e desce e sentia-se o vento. Tive de controlar muito o esforço, mas sempre a dar o máximo para ganhar tempo pensando nas três etapas que faltam”, salientou o primeiro camisola amarela.

Emanuel Duarte referia-se indirectamente ao facto de ser importante alargar a vantagem sobre os adversários, uma vez que a Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros não tem bonificações de tempo nas chegadas ou nas metas volantes e ao ganhar a etapa inaugural ficar mais favorito para o trunfo final na prova.

O calor e o percurso de constante sobe e desce ao longo de 115,6 quilómetros repartidos por quatro voltas fizeram as primeiras vítimas no pelotão das 15 equipas que estão a alinhar até domingo nesta prova reservada às esperanças do ciclismo de amanhã.

Emanuel completou o percurso no tempo de 3.06.45, com 44 segundos de vantagem do primeiro grupo, onde Fábio Costa (Oliveirense/Inoutbuil) e Pedro Lopes, da mesma equipa, foram os dois primeiros.

No fim da etapa inaugural desistiram 12 elementos sendo mais preocupante o abandono do espanhol Pablo Sanchez da equipa Kuota – Construcciones Paulino que caiu numa fase de descida bastante acentuada e teve de ser evacuado para Coimbra. À hora da difusão destas informações ainda o boletim médico do hospital não tinha sido divulgado.

Esta sexta-feira discute-se a distância mais longa. São 168,2 quilómetros que vão levar a competição até Abrantes, cidade de onde parte e onde chega o pelotão depois de uma incursão em Ponte de Sor e terras ribatejanas.

Há Metas Volantes na passagem por Tramagal, Chouto e Golegã.

O vencedor de 27ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros será conhecido domingo, em Portalegre.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.