Sábado 27 de Abril de 2024

EDP Maratona de Lisboa e Luso Meia Maratona brilham a 20 de Outubro

IMG_4476Estão praticamente esgotadas as inscrições para a 7ª edição da Maratona de Lisboa, promovida pelo Maratona Clube de Portugal, que liga os municípios de Cascais, Oeiras e Lisboa, garantidas que estão – a cinco semanas da prova – 6.000 inscrições, das quais cerca de 4.000 são estrangeiros, o que é um excelente tónico.

Isto – e muito mais – desde que se soube, no final da semana passada, que a Meia Maratona de Lisboa (que integra também o programa da Maratona) vai passar a integrar um grupo de cinco competições idênticas classificadas como “Super Halfs”, que permitem um conjunto de benefícios conjuntos ao longo de cada ano.

Relativamente à Maratona, estão confirmados em Lisboa, entre outros, nove atletas “gold” do ranking da IAAF. Sete deles com tempo abaixo de 2.09.00, destacando-se os quenianos Samuel Ndungu Wanjiku, que venceu a edição de 2014 e que tem 2.07.04 como marca pessoal, e Stephen Chemlany, com 2.06.24, que esteve nos pódios das maratonas de Praga, Pequim e Paris, recentemente.

Para além destes, Lisboa volta a receber atletas que estiveram também nos pódios de Paris, Sydney, Roma, Milão, Praga, Sevilha, Singapura, Veneza, Sta. Mónica, entre outros.

Em femininos, a maratona conta com quatro atletas “gold” da IAAF, como são os casos – entre outras que subiram aos pódios de Sydney, Marraquexe, Sta. Mónica, Veneza, Milão e Bilbao – da

queniana Eunice Jeptoo com 2.26.13 que venceu a maratona de Eindhoven em 2017 e conquistou o 2º lugar na maratona de Sydney em 2018.

IMG_4484Relativamente às presenças portuguesas, realce-se a do atleta Rui Teixeira.

A emblemática Meia Maratona, este ano “baptizada” como Luso Meia Maratona de Lisboa, tem início na Ponte Vasco da Gama, prova que chega à 20ª edição este ano e viu renovado o título “Gold Road Race” (a mais alta distinção atribuída pela IAAF), que conta com 16.000 inscritos, no conjunto das provas Meia Maratona e Mini Maratona.

Tal como no ano passado, a Meia Maratona terminará na emblemática Praça do Comércio, o mesmo local da Maratona que vem de Cascais, enquanto a Mini Maratona termina no Parque das Nações, dentro de um programa de grande animação popular no Parque das Nações, frente ao Pavilhão de Portugal, onde terminará a EDP Mini Maratona, com a chegada habitual repleta de atletas.

No sábado, dia 19 de Outubro, as clássicas provas: “Mimosa Passeio da Família” e “EDP Mini Campeões” (esta em parceria com a AAL), que é também o Campeonato Regional de Estrada Jovem, terminam no Parque das Nações.

Contando mais uma vez com um lote invejável de atletas da elite mundial (categoria gold no ranking da IAAF), a Meia Maratona da Ponte Vasco da Gama conta com o queniano Stanley Biwott, atleta abaixo dos 59 minutos à Meia Maratona e conta no currículo com um 2º lugar na maratona de Londres.

O etíope Feyisa Lilesa, com 59.22 e vencedor da maratona de Tóquio e da meia maratona de Nova Iorque, medalhado nos Jogos do Rio de Janeiro é outra estrela presenta, bem como o queniano Titus Ekiru, vencedor da maratona de Sevilha, Honolulu e, já em 2019, da maratona de Milão, com 2.04.46.

No sector feminino, estão confirmadas, entre outras, seis atletas Gold do ranking da IAAF.

A principal candidata ao triunfo é a etíope Birhane Dibaba, com 67.47 na meia maratona e com 2.19.51 na maratona. De realçar que esta atleta foi vencedora da maratona de Tóquio em 2018.

Realce ainda para a queniana Antonina Kwambai, com 68.07 na meia maratona e vencedora da meia maratona de Paris em 2018.

Em termos de presenças portuguesas, estarão presentes Hermano Ferreira, Eduardo Mbengani e Jéssica Augusto.

IMG_4479A edição deste ano será, mais uma vez, transmitida pela RTP, pela RTP Internacional (para milhões de pessoas em todo o mundo) e pela RTP África para os PALOPS: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e St. Tomé e Príncipe – comunidade com mais de 200 milhões de pessoas.

A partida da Maratona verificar-se pelas 8 horas da manhã de domingo, em Cascais, enquanto a Meia e Minimaratona terá início pelas 10h30, a meio da Ponte Vasco da Gama.

Mais um fim-de-semana em festa para Cascais, Oeiras e Lisboa, com a realização de duas das mais conceituadas provas internacionais que se disputam em Portugal.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.