Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Arranque do “The Daily Mile” em Portugal para colocar as crianças a praticar actividade física

Atl-FPADailyMile-17-09-2019Um novo projecto para o atletismo português foi, esta terça-feira, apresentado na Escola Básica da Quinta da Paiã (Odivelas), pertencente ao Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire, e tem como objectivo promover a actividade física junto das crianças do primeiro ciclo do ensino básico.

Dá pelo nome de “The Daily Mile” (o que significa Uma Milha por Dia), tem a parceria institucional do Município de Odivelas e envolve a Educação e o Desporto a nível nacional.

O Director do Agrupamento, Prof. Jorge Nunes, fez uma explicação técnica do projecto, enquanto o presidente da Federação, Jorge Vieira, salientou o facto de este ser um projecto simples “do retorno às origens, com o retomar dos hábitos de caminhada ou corrida”, tendo o vereador do Município de Odivelas, Paulo César Teixeira, demonstrado o apoio da autarquia a uma iniciativa que se espera tenha êxito ao longo dos anos, sintonia que foi referida pela Directora Geral da Saúde, Dra. Graça Freitas, porquanto é um bem para a população juvenil que muito precisa de criar hábitos da prática da actividade física e desportiva.

O Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, fechou a sessão de discursos, congratulando-se também com a iniciativa e iniciou a actividade prática, liderada por um dos embaixadores da modalidade, o campeão Rui Silva, que exemplificou e explicou aos jovens o que se pretendia, muito orgulhoso por estar ligado a este projecto, “dando a minha imagem e o meu saber”.

O projecto teve início na Escócia em 2012, estando a ser desenvolvido em 66 países, contando com a participação activa de dois milhões de crianças. O sucesso deste projecto, a sua simplicidade e os resultados que alcança motivaram a FPA a desenvolver um acordo de parceria com a “Fundação The Daily Mile” para a implementação da iniciativa em Portugal, sendo mais um programa inovador que irá marcar Odivelas – Cidade Europeia do Desporto em 2020.

O “The Daily Mile” pretende mudar a vida de muitas crianças no nosso país, com uma receita para a mudança que é muito simples: bastam 15 minutos de corrida por dia, na versão ideal, ou três vezes por semana, na versão mínima. Esta actividade é facultada às crianças durante o horário lectivo escolar. Para o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, “o ‘Daily Mile’, uma milha ou 15 minutos de corrida ou caminhada por dia, ajudará estas crianças a concentrarem-se melhor para a aprendizagem”.

A Federação Portuguesa de Atletismo tem como ambição chegar a 140 escolas no primeiro ano de implementação do “The Daily Mile”, iniciativa que já tem espaço próprio na internet, onde poderão ser recolhidas mais informações sobre a iniciativa.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.