Domingo 19 de Abril de 1434

Semana Europeia do Desporto 2019 arrancou no Jamor

Semana Europeia Desporto 2019;A Semana Europeia do Desporto’2019 foi apresentada, esta terça-feira, na Tribuna de Honra do Estádio Nacional, iniciando-se no dia 23 e terminando a 30 deste mês de Setembro, num Portugal que vai estar mais activo, com actividades em vários pontos do País.

A abertura das actividades terá lugar esta segunda-feira, em Viana do Castelo.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia que cumpre este ano a 5ª edição e visa promover o desporto e actividade física em toda a Europa (independentemente da idade, contexto social ou do nível de aptidão física).

Semana Europeia Desporto 2019; Semana Europeia Desporto 2019; Semana Europeia Desporto 2019; Semana Europeia Desporto 2019; Semana Europeia Desporto 2019; Semana Europeia Desporto 2019; Semana Europeia Desporto 2019; Semana Europeia Desporto 2019; Semana Europeia Desporto 2019; Semana Europeia Desporto 2019; Semana Europeia Desporto 2019; Semana Europeia Desporto 2019;A nível nacional, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) é a entidade responsável pela coordenação da organização do evento e suas actividades.

O objectivo é abranger o máximo de pessoas possível, incentivando-as a participar no programa definido para a ‘Semana’ e criando hábitos de exercício físico, para que a população se mantenha activa durante todo o ano.

A sessão de apresentação arrancou com uma demonstração de Dança, pela escola Jazzy, e contou com a presença do Presidente do IPDJ – Dr. Vítor Pataco, entre outras personalidades do panorama desportivo nacional e dos Embaixadores #BeActive: Rosa Mota, Carlos Lopes, Pedro Fernandes, Patrícia Matos e a Equipa de Rugby Feminino da Associação Lifeshaker Almada – Foxy Ladies.

A apresentação terminou com um ‘Jogo de Futebol (Misto) pela Ética no Desporto’, com a participação de Silas, Carla Couto, Joaquim Evangelista, Luciano Gonçalves, Pedro Henriques, João Capela, João Pedro Pais, Pedro Fernandes, Joana Flores, Chaínho, Zé Pedro, Adriana Afonso, Jorge Faustino, Bruno Bastos, Paulo César (Vereador Desporto CM Odivelas), Neca, árbitros profissionais e Jornalistas.

Na oportunidade, Vítor Pataco, presidente do IPDJ, salientou que “a Semana Europeia do Desporto é uma ‘chamada de atenção’, que só é possível com a ajuda dos nossos embaixadores a dar o exemplo. No programa deste ano, temos acções nos cinco contextos em que é possível praticar desporto: nas escolas, no exterior, no local de Trabalho, nos Centros Fitness e nos Clubes Desportivos”, tendo concluído que por “agradecer a todos por passarem a mensagem positiva e consciencializarem as pessoas sobre a necessidade de serem activas durante o ano todo.”

Tiago Ferreira, da DELTA (parceiro da organização), referiu que “as pessoas devem manter-se activas nas suas empresas, principalmente quando são empregos mais sedentários. A Delta vai fazer parte da Semana Europeia do Desporto, com a presença de dois técnicos do IPDJ a incentivar cerca de 500 trabalhadores em Campo Maior, mantendo-os activos, com todos os benefícios que isso traz.”

Para Rosa Mota, “os desafios é que me movem, eu tenho de ter sempre um desafio. A idade não é um obstáculo e eu espero continuar a ser a prova disso. Comecem já a fazer desporto, porque é fundamental para a nossa saúde e corpo, que é o bem mais essencial que temos.”

Carlos Lopes, por seu lado, referiu que “é um privilégio ser Embaixador desta iniciativa. Tento manter-me activo desde que me levanto até ir dormir. Penso que a Escola tem um papel muito importante a desempenhar na criação de hábitos saudáveis.”

Pedro Fernandes (RFM) salientou que “desde sempre pratiquei vários deportos, mas não com muita regularidade. Nunca é tarde para começar. Há cinco anos, comecei a fazer corridas com alguma frequência e hoje faz parte da minha rotina diária. Apesar da minha rotina, há sempre tempo para fazer exercício físico. Tento dar esse exemplo e ‘puxar’ pessoas para o Desporto.”

Patrícia Matos (TVI) – realçou que “sempre que haja vontade para o fazer, tudo é possível. O Desporto faz parte da minha vida e a divulgação que faço é natural. Comecei a praticar Boxe, que é uma modalidade que me mantém focada, algo que eu sentia necessidade. São precisos 21 dias para criar um hábito e espero que esta Semana sirva de estímulo e motivação para se começar.”

E como a actividade física não é apenas “conversa”, preparem os ténis, a tshirt e os calções para vestirem a partir de segunda-feira.

 

© 1434 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.