Quinta-feira 28 de Março de 2024

Recreio e Desporto – Inovação e aculturação na expansão portuguesa em debate no Panathlon

Panathlon-18-09-2019Esta quinta-feira (dia 19), o Salão Nobre do Ginásio Clube Português vai ser palco, a partir das 21h30, de um debate temático, promovido pelo Panathlon Clube de Lisboa, subordinado ao “Recreio e Desporto – Inovação e aculturação na expansão Portuguesa” e orientado por Cândido do Carmo Azevedo, especialista nesta matéria e membro activo do Panathlon.

Este debate é creditado para a carreira de treinador e técnico de exercício físico, pelo que se as UC interessarem, devem realizar a inscrição em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdNILFSnQlb0dn84d-rLwyxCS1DEzaf30lQ1dWJ1YLKJDITmQ/viewform.

Quanto a Cândido do Carmo Azevedo, nasceu em Damão, ex-Estado Português da Índia, sendo licenciado em Educação Física e Desporto e em História, tendo defendido a tese de doutoramento na Universidade do Porto (2001).

Após dois anos de docência de Educação Física e Desporto no ensino secundário e de dezoito anos em cargos de chefia na estrutura desportiva governamental quer de Portugal, quer de Macau, optou pela docência no Ensino Superior, onde chegou a ser membro de todas as comissões académicas e vindo a leccionar em diferentes estabelecimentos de ensino superior de Macau, Portugal e China (Universidade de Comunicação da China e Universidade de Pequim).

Tem dedicado particular atenção à História da Diáspora Portuguesa, investigando, sobretudo, aspectos sociais e culturais da presença portuguesa na Ásia.

Para o efeito, durante 6 anos investigou pelos domínios mais importantes onde os portugueses exerceram soberania e autoridade (cerca de trinta territórios que hoje constituem 14 países).

É membro da Sociedade Internacional para a História da Educação Física e Desporto e do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão.

Tem 8 livros publicados, 2 deles premiados e um traduzido em chinês pela Universidade de Pequim.

Sem dúvida um tema interessante de seguir.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.