Terça-feira 23 de Abril de 2024

Congresso da AIPS retorna a Budapeste após 21 anos

Maria Pia Beltran, AIPS Media

Maria Pia Beltran, AIPS Media

Budapeste, uma colmeia florescente de competições desportivas globais de alto nível, será a cidade anfitriã do 83º Congresso da AIPS (Associação Internacional de Imprensa Desportiva), programado para o período 3 e 6 de Fevereiro de 2020, além de prometer uma cerimónia grandiosa e exótica para a 2ª AIPS Sport Media Awards, na noite do primeiro dia.

Será a quarta vez (1965, 1992 e 1999) que a cidade da Europa Central, em toda a sua grandeza arquitectónica, terá o prazer de receber os delegados na reunião mais importante que envolve jornalistas desportivos em todo o mundo.

A capital húngara foi anunciada oficialmente como anfitriã do Congresso e dos Prémios numa conferência de imprensa organizada pela Associação Húngara de Jornalistas Desportivos (HSJA) em Budapeste.

O Ministro de Estado Húngaro do Desporte, Tünde Szabó; o Presidente da AIPS, Gianni Merlo, O Presidente da HSJA, György Szöllősi; o Reitor da Universidade de Educação Física, Prof. Dr. HC Mocsai Lajos e o Dr. Zsuzsa Csisztu, Vice-presidente da HSJA e Membro da CE da AIPS, deram as boas vindas aos jornalistas presentes, com a representante do governo húngaro, Dra. Szabó, a enfatizar a importância do desporto porque, segundo ela, “pode ser uma resposta muito boa para os desafios da sociedade”, expressando ainda a intenção do governo elevar o desporto e sua disposição de trabalhar com jornalistas desportivos e o HSJA para alcançar esse objectivo, considerando que o jornalismo desportivo é uma óptima maneira de alcançar as pessoas.

Merlo, presidente da AIPS, expressou sua gratidão ao governo húngaro e ao HSJA por mostrar o compromisso em garantir uma ocasião incrível no próximo ano.

“‘Por quê Budapeste? Porque tinha a certeza de que podemos organizar um congresso realmente importante aqui, onde encontrei total cooperação no governo húngaro e no HSJA ”, salientou também Merlo.

“Acho que é importante para nós, como associação, não apenas dar importância ao valor do desporto, mas também defender o valor do desporto, porque desporto é educação, é cultura e é algo que abre a mente dos jovens de todas as gerações”, prosseguiu.

Salientou também que “a nossa associação é uma das poucas que consegue reunir tantas culturas diferentes, porque não é tão fácil reunir pessoas de culturas diferentes para discutir um objectivo. Mas o desporto é capaz de colocar jornalistas de diferentes países para conversar e encontrar uma solução.”

Recordou ainda que “estive presente no Congresso de 1992. Foi algo realmente especial e muito diferente, porque foi o início de uma nova era para nossa associação e estamos muito felizes em voltar aqui para relançar nossa imagem e tentaremos dar para este congresso um contexto especial com o AIPS Sport Media Awards “.

Fundada em 1924, a International SportsPress Association (AIPS) estabeleceu-se ao longo dos anos como o órgão de pico da mídia esportiva internacional em todo o mundo e possui mais de 150 associações membros e quase 10.000 membros individuais.

O Congresso da AIPS cobrirá uma ampla gama de tópicos relevantes para o jornalismo esportivo e seus profissionais em todo o mundo, com reuniões continentais e executivas e contribuições de jornalistas de mais de 100 nações.

O AIPS Sport Media Awards é o maior prémio internacional do sector de mídia desportiva, lançado pela AIPS em 2018 para celebrar a excelência da mídia desportiva e reconhecer os melhores contadores de histórias desportivas em todas as plataformas de mídia, de fotografia a vídeo, de impressão a digital, de podcasts para blogs de desportos.

A primeira edição da cerimónia de premiação foi realizada em Lausanne, em Janeiro de 2019. A segunda edição está aberta para inscrições e o prazo final é 17 de Outubro. Os vencedores do prémio, em todas as categorias, serão revelados em Budapeste.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.