Quinta-feira 19 de Abril de 3607

Equipa de sub-23 à procura do pódio no mundial de ciclismo

Ciclismo-Mundial-26-09-2019A equipa nacional compete, esta sexta-feira, na prova de fundo para sub-23 do Campeonato do Mundo de Estrada, na região inglesa de Yorkshire, com a ambição de bater-se pelas primeiras posições.

A corrida inicia-se em Doncaster e termina em Harrogate, depois de percorridos 173 quilómetros. Os últimos 27,6 serão disputados nas duas voltas a cumprir no circuito urbano, menos uma do que inicialmente previsto, numa tentativa de evitar que a prova termine depois de anoitecer, o que acontece pouco antes das 19h00 em Harrogate.

Segundo o site da Federação Portuguesa de Ciclismo, o bloco português será constituído por João Almeida (dorsal 73), André Carvalho (74), Emanuel Duarte (75) e Miguel Salgueiro (76). João Almeida, já com contrato assinado com a formação WorldTour Deceunink-Quick Step, quer deixar uma marca forte na categoria sub-23, até para se desforrar do percalço no contra-relógio, no qual uma queda impediu o caldense de estar entre os mais fortes.

Entretanto, João Carvalho foi o 55.º a cortar a meta na prova de fundo para juniores, esta quinta-feira, a 16m49s do estadunidense Quinn Simmons, que se impôs em solitário (3h38m04s) de uma corrida disputada à média de 40,479 km/h. O vencedor foi acompanhado no pódio pelo italiano Alessio Martinelli, que gastou mais 56 segundos, e pelo compatriota Magnus Sheffield, que ficou a 1m33s.

André Domingues, acometido por dores abdominais, acabaria por abandonar. João Carvalho sofreu para chegar ao final, revelando ter sido a corrida mais dura em que participou, dado que desenvolveu durante muito tempo uma potência pouco habitual na categoria júnior e, ainda assim, não lhe foi possível manter-se no grupo da frente.

Nelson Oliveira, em Yorkshire desde o início da semana, devido à participação no contra-relógio individual, teve hoje a companhia dos restantes corredores que, no domingo, vão disputar a prova de fundo para elite.

A Equipa Portugal vai alinhar com José Gonçalves, Nelson Oliveira, Ruben Guerreiro, Rui Oliveira e Rui Costa.

Domingos Gonçalves é “baixa” de última hora. O corredor minhoto informou, anteontem ao final do dia, o seleccionador nacional, José Poeira, de que não poderia estar presente, “por motivos pessoais”.

 

© 3607 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.