Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Maria Martins com bronze histórico no europeu de ciclismo

Ciclismo-EuropeuPista-16-10-2019Maria Martins esta quarta-feira, a medalha de bronze na prova de scratch do Campeonato da Europa de Pista, em Apeldoorn, Holanda. É a primeira medalha do ciclismo feminino português em europeus de elite.

A prova, de 10 quilómetros (40 voltas à pista), foi disputada em ritmo elevado mas sem grandes ataques ou mudanças de velocidade. As movimentações mais fortes aconteceram nas últimas dez voltas.

Maria Martins esteve sempre atenta, seguindo as adversárias mais conceituadas nos momentos fulcrais da prova tendo, na última volta, a frieza e a inteligência para aproveitar uma nesga na parte de dentro da pista, ultrapassando por aí a espanhola Ana Usabiaga, chegando, assim ao terceiro lugar. A britânica Emily Nelson conquistou o título europeu e a irlandesa Shannon McCurley ficou com a medalha de prata.

Ao site da Federação Portuguesa de Ciclismo, o seleccionador nacional, Gabriel Mendes, salientou que “a Maria esteve muito bem durante toda a corrida, tanto na gestão da energia ao longo da prova como na capacidade para esperar pelo momento certo para atacar a medalha”.

Para a atleta portuguesa, “esta medalha é muito especial, por ser a primeira em elite, mas também por surgir ao cabo de uma época muito longa. Significa que estamos no bom caminho para aquele que é o principal objectivo, lutar pela qualificação olímpica em omnium. Este resultado funciona como uma motivação extra”.

Rui Oliveira foi o outro português em pista na jornada de arranque deste Europeu. O gaiense conseguiu um excelente quinto lugar na prova de eliminação, tendo o seleccionador referido que “foi uma corrida muito nervosa e muito exigente. Houve necessidade de vários momentos de recolocação. O Rui esteve muito bem, regressando à pista com um resultado que considero muito bom”.

A prova foi ganha pelo italiano Elia Viviani, que foi acompanhado no pódio pelo francês Bryan Coquard, segundo, e pelo polaco Filip Prokopyszyn, terceiro.

A Equipa Portugal compete novamente nesta quinta-feira, com o sub-23 Iuri Leitão a estrear-se na elite e na disciplina de scratch.

Depois, Maria Martins compete em eliminação.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.