Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Sporting vai tentar renovar título europeu de judo no Multiuso de Odivelas

ALC

ALC

A equipa masculina do Sporting, detentora do título europeu de Judo, vai ter nova oportunidade de repetir a façanha alcançada o ano passado e no mesmo local: Multiusos de Odivelas, a nova catedral do judo europeu.

Nos dias 16 e 17 de Novembro vão desfilar por este magnífico palco as oito melhores equipas europeias da modalidade, sendo que no sector feminino Portugal estará representado pelo Benfica, que tem como cabeça de cartaz a olímpica Telma Monteiro.

O novel campeão do mundo, Jorge Fonseca é a luz que mais reluz na formação sportinguista

A Champions League (competição masculina) decorrerá no sábado (dia 16) e a Europa League no domingo (dia 17).

Durante a apresentação, assinalou-se o Dia Mundial do Judo, celebrado a 28 de Outubro, cujo tema é “Plante uma Árvore”. Neste contexto, as entidades organizadoras vão juntar-se antes do Bloco de Finais da ‘Europa League’ (domingo), para plantarem dez árvores nas imediações do Pavilhão Multiusos de Odivelas.

Portugal conta com duas equipas, sendo representado nas duas vertentes da competição: a do Sporting Clube de Portugal, com o Campeão do Mundo – Jorge Fonseca em destaque, defende o título de campeão europeu em ‘casa’, depois de ter sido o grande vencedor da última edição da prova.

A equipa do Sport Lisboa e Benfica, é a representante lusa na vertente feminina, contanto com várias internacionais portuguesas como a medalhada olímpica Telma Monteiro, a vice-campeã do mundo Bárbara Timo e Rochele Nunes, na busca pelo título europeu.

No domingo, 17 de Novembro, cumpre-se a ‘Europa League’, uma competição aberta, sem limite de participantes. Esta é a melhor oportunidade para todas as equipas que almejam disputar a prova principal, com os 4 primeiros classificados a garantirem uma vaga na edição de 2020 da ‘Champions League’.

judo portugal 2014Para Paulo César, Vereador com o pelouro do Desporto na autarquia, “a Federação tem-nos acostumado a grandes provas e esta é mais um exemplo disso mesmo. É um desafio que aceitámos e que dizemos presente, com muito orgulho. Não podíamos fazer outra coisa que não estar ao lado dos nossos atletas.”

Jorge Fernandes, presidente da Federação, referiu que “não podíamos deixar de responder afirmativamente ao desafio lançado pela União Europeia de Judo para organizarmos estas competições em Portugal. Pensámos logo na hipótese de ter o Sporting a defender o título europeu em solo nacional e dar a hipótese de mais clubes portugueses participarem, com baixos custos.”

Catarina Rodrigues, a portuguesa que representa a União Europeia de Judo, salientou que “esta é uma prova muito especial, a maior competição de equipas do mundo e a prova premium da União Europeia de Judo. É especial por termos o actual campeão europeu a defender o título em casa e um campeão do mundo de -100kg português a fazer a sua estreia em provas internacionais com o dorsal vermelho. Estão reunidas as condições para este ser um evento memorável e de sucesso.”

Pedro Soares, técnico da formação leonina, observou que “uma competição de equipas tem uma dinâmica completamente diferente das provas individuais. Os valores individuais não têm a mesma importância, é preciso que toda a equipa esteja bem preparada e com um espírito de coesão. A ‘jogar em casa’ devemos aproveitar apenas os aspectos positivos, ou seja, aproveitar o apoio do nosso público, mas sem grande pressão. Não estar na final, seria falhar um objectivo.”

O recém campeão mundial Jorge Fonseca, aproveitou para referir que “esta é uma grande prova, realizada em Portugal e onde o Sporting entra para defender o título europeu. Esperamos estar no pódio, porque temos capacidade para isso. Não entramos com pressão, mas somos um dos favoritos ao título e vamos lutar para o reconquistar.”

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.